O Projeto Vida Cor, coordenado pela arquiteta Ângela Guidugli será apresentado hoje à diretoria do Hospital Estadual Mário Covas, de Santo André – SP. Trata-se de uma iniciativa baseada no conceito Casa Cor, que visa uma ambientação esteticamente humanizada, tornando o espaço físico do hospital mais agradável para os pacientes. Este projeto está inserido no Programa Solidário Mais Vida, organizado pela jornalista Lucia Sauerbronn, que tem o objetivo de humanizar o espaço físico do hospital para reduzir o impacto da permanência no ambiente hospitalar e incentivar a população a criar um novo conceito quanto ao atendimento do serviço público de saúde.
Os profissionais voluntários do projeto, entre eles arquitetos, paisagistas e decoradores, reúnem-se periodicamente com representantes do hospital para criar uma nova decoração e ambientação de 19 setores. Alguns trabalhos já estão sendo desenvolvidos, levando em conta as necessidades e características técnicas que possuem cada setor. Esta fase do projeto está prevista para ser concluída até janeiro de 2004.
Segundo Lucia Sauerbronn, alguns espaços terão tratamentos especiais. É o caso de unidades agressivas, como salas de hemodiálise e de quimioterapia. A coordenadora explica que tais ambientes serão mais agradáveis com TV, música ou leitura, e o material para composição destas salas deverá ser obtido por meio de patrocínio junto à iniciativa privada.
Hospital Mário Covas inaugura projeto de humanização
Iniciativa é fruto de trabalho voluntário de arquitetos, decoradores e paisagistas
Tags