O Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Mãe de Deus abriu sete novos leitos de alta complexidade para adultos. A inauguração acompanha a criação do CTI Infantil da instituição, com cinco leitos destinados a crianças com idade a partir de 1 mês. Segundo o hospital, o investimento permitirá o atendimento a pacientes de todas as faixas etárias.
O CTI do Mãe de Deus passa a contar com 39 leitos (somando os sete novos), todos destinados preferencialmente às cirurgias de grande porte ou casos graves. A ampliação da estrutura foi projetada para atender as demandas que necessitam de suporte clínico de alta tecnologia e complexidade.
Carlos Munhoz, gestor médico do CTI, explica que a equipe do hospital recebeu recentemente 40 novos profissionais especializados neste tipo de atendimento, totalizando 200 integrantes. O CTI do Hospital Mãe de Deus conta também com a área neonatal, que atualmente possui 20 leitos para pacientes recém-nascidos.
O CTI pediátrico foi criado para atender uma antiga demanda da instituição, que não possui uma estrutura do tipo para crianças. Segundo Luiz Fernando Loch, chefe da nova área destinada às crianças, a estrutura permite à equipe do Mãe de Deus oferecer acompanhamento ao longo de toda a vida do paciente.
O CTI pediátrico inicia as atividades em um momento de alta demanda no ano, em função de doenças respiratórias causadas pelas baixas temperaturas. Para os seis primeiros meses, estima-se que o setor venha atender a cerca de 300 pacientes.