O Hospital Mater Dei foi credenciado em maio desse ano a fazer parte da Rede Sentinela, projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O projeto tem o objetivo de beneficiar os usuários de saúde.
De acordo com a gerente do setor de Padronização e Garantia da Qualidade do Mater Dei, Marília Correa, fazer parte da Rede Sentinela é importante para trabalhar a prevenção de riscos relacionados a produtos de saúde e aumentar a segurança e melhoria da qualidade assistencial do paciente.
Segundo o diretor técnico do Mater Dei e gerente de risco, Sandro Rodrigues Chaves, por meio da Rede Sentinela, o Hospital terá acesso a informações restritas e saberá antes do mercado sobre falhas de equipamentos ou problemas com materiais e medicamentos, como lotes estragados por exemplo.
Para ele, este é um reconhecimento externo de que os processos de segurança da instituição estão dentro de padrões estabelecidos.
As instituições de saúde credenciadas à Rede Sentinela precisam atender a vários critérios da Anvisa e ter um gerenciamento de risco implantado. O processo de credenciamento do Mater Dei começou em agosto de 2011 e em abril de 2012 o Hospital encaminhou à Agência toda a documentação requerida. Em 15 de maio, o Mater Dei recebeu resposta da Anvisa informando sobre o credenciamento.