Os acidentes, de acordo com notificações do Ministério da Saúde são a primeira causa de mortes de crianças e adolescentes entre 01 e 14 anos, no Brasil. No trânsito, eles tiram a vida de mais de 2.300 crianças de até 14 anos e deixam hospitalizadas cerca de 17.700, anualmente. Sejam crianças na condição de pedestres (atropelamento), passageiras de veículos ou ciclistas.

Na semana em que se comemora o Dia da Prevenção de Acidentes com Crianças (30/08), além de várias ações programadas para conscientizar as pessoas e ampliar os debates sobre a importância de reduzir esses números, em Uberlândia, o Hospital e Maternidade MadreCor sai na frente e implanta ações para assegurar o trânsito de crianças que chegam à instituição ou ganham alta.

Segundo a pediatra do Hospital, Alessandra Ribeiro – responsável pelo movimento – as ações serão documentadas e irão colaborar para uma conscientização das famílias em relação à prevenção de acidentes com crianças no trânsito, estando de acordo com a proposta da “ONG Criança Segura”. “O MadreCor passa a assumir a responsabilidade de contribuir para diminuir os números negativos, ao adotar as medidas preventivas”, diz Ribeiro.

O documento será assinado, essa semana.Como explica Alessandra Ribeiro, o MadreCor adotará exigências como, por exemplo, o transporte das crianças no bebê conforto (cadeira de segurança específica para transportar crianças de colo), uso de cinto de segurança no banco traseiro dos veículos, entre outros.