“Anjo Linguarudo com Asa Quebrada quer Voar” é o título do projeto pedagógico desenvolvido pela professora Edelísia Magalhães Araújo, de Aracaju (SE), com o objetivo de minimizar as perdas escolares e desenvolver habilidades sócio emocionais em crianças e adolescentes com câncer, do Hospital Governador João Alves Filho. Apesar do hospital oferecer atividades recreativas, estes pequenos pacientes, que por dias, às vezes meses, ficavam afastados das escolas, precisavam de maior atenção e de exercícios de sensibilização. Foi então que Edelísia criou o projeto que tem como propósito instigar a imaginação, fantasia e sonhos destas crianças.
O trabalho começa pela sensibilização dos pais dos pacientes/alunos. Eles são informados sobre o projeto e convidados a preencher uma ficha sobre os níveis de competência em relação aos conteúdos curriculares de seus filhos. Em seguida, as crianças e adolescentes recebem um kit composto por sacola, lápis de cor, caderno, borracha, apontador e apito e com este material em mãos soltam a imaginação, desenvolvem os conteúdos escolares e trabalham com as emoções.
?Minha intenção era desenvolver um projeto com base no amor, na admiração, nas potencialidades de cada criança e que acima de tudo fosse prazeroso para elas. Acredito que consegui. Hoje, as crianças do setor de oncologia do hospital, mesmo com todos os problemas que enfrentam, são mais felizes e confiantes?, afirma a professora Edelísia, que neste ano venceu o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, promovido pela Fundação Bunge em parceria com o Ministério da Educação.