O Hospital Estadual de Bauru (HEB), unidade de saúde sob gestão da Famesp, recebeu a Certificação ACSA (Agência de Qualidade da Saúde da Andaluzia) no nível avançado (projeto 2022/010), conforme documento emitido e assinado pela presidenta do Comitê de Certificação, Dra. Ángela Palop del Río.

A equipe de gestores do HEB recebeu a última visita dos avaliadores do grupo IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde). E, desde então, havia grande expectativa em relação à certificação hospitalar com metodologia internacional ACSA. Para a diretora-executiva do HEB, Deborah Maciel Cavalcante Rosa, não é só um título, pois o hospital vem se preparando há anos e agora recebe o reconhecimento pelo trabalho.

“É isso que significa acreditação, os nossos processos estão bem estruturados, em segurança e voltados para o paciente para que realmente ele tenha a melhor assistência, para que ele saia daqui melhor e o hospital faça sempre uma assistência humanizada dentro de diretrizes” afirma a diretora.

Segundo Deborah, a expectativa agora é que todas as unidades gerenciadas pela Famesp recebam essa acreditação e mostrem o valor da assistência e todo o trabalho que desenvolvem. “Que todos percebam que estamos fazendo o melhor por eles, da melhor maneira possível”, acrescenta Deborah. Portanto, na prática, a certificação atesta ao Hospital e sua equipe, com credibilidade em todos os processos e trabalhos com cuidados centrados no paciente. Portanto, quem ganha é o paciente – missão maior da unidade.

O processo de acreditação

O processo de Acreditação é dividido em três fases: Autoavaliação, Visita de Avaliação e Acompanhamento. Em todas as etapas é fundamental que todos os profissionais envolvidos trabalhem em equipe e mantenham a comunicação efetiva, além de conhecerem os prazos definidos para cada uma das etapas, pois o bom gerenciamento de projetos implica em controle completo e cumprimento de prazos.