Uma semana foi o tempo que durou a espera de onze pacientes que, há anos, ansiavam para realizar uma cirurgia. Inaugurado no início deste mês em Vila Valqueire, o Hospital Estadual da Criança já está mudando a vida de pacientes entre 0 e 19 anos de todo Rio de Janeiro.

Foram feitas 60 consultas pré-operatórias, mais de 40 exames de raios-x, 15 de tomografia computadorizada, que levaram a onze procedimentos cirúrgicos, oito deles de ortopedia. E é só o começo. A unidade pediátrica pioneira do Governo do Estado tem capacidade para realizar 8.400 consultas ambulatoriais, 3.360 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, 2.400 quimioterapias e 450 transplantes por ano.

Unidade vai desafogar fila do INTO – 120 pacientes que estavam na fila do Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO) foram selecionados para serem operados no Hospital Estadual da Criança. A ideia é que a unidade estadual ajude a desafogar o gargalo da enorme demanda concentrada no hospital federal. Esta semana, oito crianças passaram pelo centro cirúrgico do Hospital Estadual da Criança.

“O resultado não poderia ter sido melhor em todas as cirurgias. O Hospital tem uma estrutura ímpar, então facilita a pronta recuperação dos pacientes”, disse o coordenador da equipe de ortopedia do Hospital Estadual da Criança, o médico Márcio Cunha

Transplante de rim e fígado

A Secretaria de Estado de Saúde optou por incluir o serviço de transplante de rim e fígado no novo Hospital Estadual da Criança depois que o Hospital Federal de Bonsucesso interrompeu o serviço. Desta forma, a nova unidade se soma ao Centro Estadual de Transplantes – inaugurado em fevereiro na Tijuca – como mais uma opção para a realização de cirurgias. O Hospital da Criança tem capacidade para realizar até 20 transplantes de rim e 20 de fígado por mês. O serviço de transplante começa a operar em abril, após a abertura do processo de credenciamento da unidade no Sistema Nacional de Transplantes.

O Hospital Estadual da Criança atende crianças de 0 a 19 anos e conta com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 9 de UTI pediátrica e 8 poltronas de quimioterapia. Oferece exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia.

*Com informações da Secretaria de Estado de Saúde