No próximo dia 13 de outubro (segunda-feira), o Hospital Esperança, na Ilha do Leite, vai fazer cinco cirurgias utilizando um robô. Recife (PR) será a segunda cidade do País a operar com o robô (a primeira foi São Paulo), que vai realizar os seguintes procedimentos: retirada de cisto ovariano com preservação do ovário, retirada de miomas uterinos com preservação do útero, retirada de endometriose pélvica, retirada de aderências e desobstrução das trompas para fertilidade, além de retirada do útero. A robótica faz parte da programação do curso Videolaparoscopia e Videohisteroscopia Ginecológica, que acontece a partir de sábado (11). Segundo o médico ginecologista Dênys Nóbrega, que coordena o curso, o robô interage com o cirurgião e otimiza o tempo do procedimento. Normalmente em uma videocirurgia, além do cirurgião, ficam dois médicos auxiliares participando da operação. No caso de uma videocirurgia robótica, saem os dois médicos auxiliares e entra um braço exercendo as funções. E com um detalhe: obedecendo ao comando de voz do cirurgião.
?Imagine só um profissional ficar horas segurando as pinças cirúrgicas sem cansar os braços. Há casos mais complexos que é preciso ficar até cinco horas na sala de cirurgia. O braço do robô fica 100% firme, não treme nem um pouco?, diz Nóbrega. O uso do sistema robotizado é feito através de um comando de voz que reconhece o timbre da fala do cirurgião gravada previamente em cartão magnético. Dessa forma, o profissional pode aumentar a intensidade de luz, o volume de gás que está sendo insuflado, parar uma gravação, mudar o modo do equipamento de eletrocirurgia, entre outros.
Ao todo, seis comandos podem ser efetuados pelo médico: move in (aproximação da câmera); move back (recuo da câmara); move right (imagem à direita); move left (imagem à esquerda), move up (colocação da imagem em direção anterior); e move down (imagem em direção posterior).
Existem três robôs ?médicos? no País. Os modelos são o Aesop, uma espécie de câmera que foca as imagens endoscópicas e permite um maior controle e precisão durante o ato cirúrgico; o Sócrates, que é geralmente utilizado no treinamento de novos cirurgiões, pois ele repete os mesmos movimentos do professor durante a operação para o aluno em treinamento; e o Zeus, um sistema mais sofisticado com três braços mecânicos que favorece a movimentação das pinças cirúrgicas pelo médico a partir de dois joysticks acompanhados de um monitor com visualização em 3D. Este último é utilizado para realização de telecirurgias ou cirurgias à distância, pois o profissional pode comandar a intervenção mesmo estando em outra cidade ou país.
O Curso
O Hospital Esperança é referência em todo o Nordeste como o maior centro de Laparoscopia Ginecológica e Histeroscopia. As aulas do curso de Videolaparoscopia e Videohisteroscopia Ginecológica acontecerão entre os dias 11 e 16 de outubro, no auditório do Hope-Esperança e serão ministradas pelo renomado cirurgião Francesco Viscomi. Com experiência de doze anos formando endoscopistas ginecológicos em todo o país, Viscomi irá apresentar as técnicas (Videolaparoscopia e Videohisteroscopia) feitas através de três microincisões de um centímetro, sendo uma no umbigo e duas na parte inferior do abdômen da paciente.
Tais métodos cirúrgicos permitem a retirada de cistos, miomas e endometriose com vantagens significativas tanto no campo estético, já que não tem cortes abdominais, como no pós-operatório, pois há menos dor e sangramento, além de rápida recuperação.
O curso acontece anualmente no Esperança e, nessa quarta edição, deverá reunir cerca de 15 ginecologistas. No treinamento, as cirurgias serão transmitidas ao vivo através de um sistema que interliga o centro cirúrgico ao auditório. ?Durante os procedimentos o professor vai estar explicando cada passo. É uma forma de criar uma interação entre ele e os alunos?, enumera Denys Nóbrega.
Serviço:
Quarta edição do Curso de Videolaparoscopia e Videohisteroscopia Ginecológica
Dias: de 11 a 16 de outubro
Local: auditório do Complexo Hospitalar Hope-Esperança, na Ilha do Leite
Hora: 8 às 12h e 14h às 18h
Informações: (81) 3221-4807
HOSPITAL ESPERANÇA ? (81) 3302-2020
Hospital Esperança de Recife apresenta cirurgia robótica
Operação com robô Aesop faz parte do curso de Videolaparoscopia e Videohisteroscopia ginecológica na instituição de saúde
Tags