Hospital Dona Helena anuncia a abertura de sua unidade de inovação. O InovaDona vai funcionar junto ao Ágora Tech Park, complexo instalado no Perini Business Park, centro empresarial de Joinville. A inauguração está marcada para 31 de agosto, em evento com autoridades, empresários e investidores. A ação faz parte de uma estratégia que se consolidou em fevereiro deste ano, com a estruturação da área de inovação, gerenciada por Chander João Turcatti. O evento terá a presença do executivo João Kepler, CEO e fundador da Bossanova Investimentos, que firmou parceria com o hospital para o lançamento de um comitê de investimentos voltado a healthtechs, com o objetivo de fomentar startups especializadas em saúde, em busca de soluções inovadoras para o setor. 

José Tadeu Chechi, diretor geral do Dona Helena.png

 “O hospital elaborou estratégias de inovação sustentadas em um propósito único de promover a boa saúde no país com mapeamento de tendências, conectando-as a uma rede de conhecimento especialista”, pontua Chander Turcatti. Segundo ele, a esteira de inovação já está rodando, com mais de vinte iniciativas de inovação aberta e fechada.

José Tadeu Chechi, diretor geral do Dona Helena, reitera que esse movimento visa acompanhar o cenário de transformações vivido pelo setor de saúde e pela sociedade de modo geral. “Precisamos continuar oferecendo soluções inovadoras para atender às necessidades do paciente em relação aos nossos serviços”, pontua Tadeu, destacando que, nesse contexto, a aproximação com as startups é um elemento importante na concepção de novas tecnologias. “Inovação é um princípio que esteve e está presente no dia a dia do Dona Helena desde a sua fundação. O hospital trabalha para aprimorar seus processos, criando soluções, desenvolvendo novos serviços, buscando soluções inovadoras em um cenário cada vez mais competitivo.”

Na visão do diretor-presidente do Ágora Tech Park, Emerson Edel, o InovaDona vem reforçar ainda mais a capacidade do cluster de saúde que opera no local, para realizar um trabalho integrado com o ecossistema, potencializando conexões entre startups, empresas e universidades. “O Ágora Tech Park tem investido na atração de empresas e projetos alinhados ao movimento de transformação digital na saúde. A inovação precisa responder às demandas da comunidade. Buscamos potencializar o trabalho em rede para que, de fato, essa colaboração entregue valor a comunidade por meio de novos serviços, tecnologias e projetos inovadores”, conclui.