O Hospital Dom Alvarenga, que tem como um dos seus valores a qualidade, passou nos dias 30 e 31 de março por uma visita de manutenção do Selo de Acreditado com Excelência da ONA – Organização Nacional de Acreditação, conquistado em 2021.
A avaliação foi realizada pelo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, que constatou mais uma vez que o Dom Alvarenga “supera os padrões ONA de excelência em gestão, qualidade e segurança, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional”.
Na apresentação institucional, que deu abertura à visita de manutenção, o superintendente, Eduardo Grill, demonstrou o Planejamento Estratégico, definido para os próximos três anos, com os seus indicadores estratégicos e metas. “Espero, com a execução dos planos de ações propostos pelo Planejamento Estratégico, chegar em 2024 e poder afirmar que alcançamos a nossa Visão: Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços e pelo tratamento humanizado que oferece”, enfatiza.
O Dom Alvarenga mantém alto índice de fidelização dos clientes, medido pelas pesquisas internas do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente e pela HFocus, plataforma de pesquisa ao cliente, contratada desde 2017. Neste ano, iniciou outra pesquisa específica, para justamente medir a percepção dos clientes nos quesitos qualidade de seus serviços e tratamento humanizado.
A visita de manutenção terminou com a entrega do parecer final pelo IBES, que apontou como principais destaques positivos:
- Sistemas informatizados robustos. O hospital possui várias ferramentas e soluções digitais, que são bem aproveitadas e permitem uma comunicação padronizada e fluída entre as áreas. Dentre elas, estão o TASY, DocNix, WeKnow, MedPortal, Apoio e a GTPlan;
- Diversas iniciativas e medidas de atendimento humanizado;
- Equipe Multidisciplinar muito engajada com interface fortalecida no Plano de Cuidado ao paciente;
- Diversas atividades lúdicas para envolvimento dos profissionais e pacientes/familiares;
- Profissionais com longa trajetória dentro da instituição;
- O “alerta sonoro de mudança de decúbito”, desenvolvido pela instituição, foi descrito como uma das ações simples de implantar, mas com grande impacto na segurança do paciente.
A enfermeira Kelly Alves, Gerente da Qualidade, que lidera a equipe do hospital em busca da Melhoria Contínua e da Segurança do Paciente declarou, após a visita: “É uma grande satisfação visualizar a evolução e o engajamento de toda a equipe em superar os seus desafios e estar cada dia melhor. Esse resultado é de todos! O papel do departamento da Qualidade é servir e engajar todo o nosso time”.
Diante do contexto desafiador da pandemia e do cenário da Saúde no Brasil, a área da Qualidade utilizou-se de estratégias para manutenção de boa performance:
- Auditoria interna para avaliação e educação dos requisitos certificadores;
- Direcionamento para os requisitos de maiores impactos sistêmicos e individuais;
- Orientação de como cumprir os requisitos e as metodologias possíveis, de acordo com os recursos disponíveis e maturidade institucional e individual;
- Envolvimento e engajamento de todas as equipes.
A Diretoria da instituição apoia continuamente o departamento da Qualidade e as demandas por melhorias para conquistar novos desafios. As certificações são importantes, mas o Dom Alvarenga sempre acompanha a percepção dos clientes em relação aos seus serviços e dá prioridade aos apontamentos destes sobre as melhorias necessárias.