Com uma semana de funcionamento, o Hospital do Subúrbio (HS), localizado em Salvador (BA), conseguiu, na noite de segunda-feira (20), a primeira doação de múltiplos órgãos, ampliando para 36 o número de doações registradas neste ano.
A doadora, de 32 anos, foi vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a diretora do HS, Lícia Cavalcante, a equipe “demonstrou estar preparada para a abordagem junto à família, conduzir o diagnóstico e manutenção do paciente doador”.
Ela explicou a intenção de montar e manter as equipes de profissionais do Hospital do Subúrbio voltadas para a medicina social, e adiantou que ainda neste mês deve ser instalada a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.
Para o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Eraldo Moura, a doação evidenciou “o empenho da diretoria e da equipe médica e o seu comprometimento com a saúde da população”.
Ele ressaltou a atitude de solidariedade da família da doadora, que possibilitou que várias vidas fossem salvas. A Bahia ainda registra um elevado índice de negativa – mais de 50% das famílias não autorizam a doação -, sendo esse um dos maiores obstáculos.
PPP
O hospital, que atende exclusivamente pelo SUS, é administrado por meio de uma parceria público-privada e faz parte do Programa de Fomento à Participação Privada em Infraestrutura (PFPP), composto pelo IFC (International Finance Corporation), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
A Dalkia, empresa de facilities e de gestão de energia, em parceria com a Promédica foi quem venceu a licitação de PPP para gerir a instituição.
Veja mais:
Em Foco: FESF-SUS cria modelo de gestão interfederativa
*Com informações do Portal A Região – Sul da Bahia
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.