Nesta quarta-feira, (27), o Hospital do Câncer de Barretos e o Instituto Ronald McDonald inauguraram o Espaço da Família concebido com a missão de oferecer conforto e acolhimento para crianças e adolescentes em tratamento oncológico e suas respectivas famílias.
A equipe será formada por um funcionário e cerca de 30 voluntários. A nova ala tem 119,61m² e capacidade para receber simultaneamente 60 pessoas entre adultos, crianças e adolescentes.
A escolha de Barretos para o segundo Espaço da Família do Brasil se deu pela representatividade do centro médico para a região. O Hospital de Câncer de Barretos recebe pacientes de todo o país, inclusive de diversas cidades que estão em um raio de 400 Km. Estes pacientes vão para o Hospital e voltam para suas residências somente no mesmo dia, geralmente com o transporte de suas prefeituras.
Este cenário mostrou que o perfil do hospital e da cidade se encaixavam no que propõe o programa. A partir daí, o Instituto Ronald McDonald destinou R$ 450.362,45 em recursos por meio do McDia Feliz, doações dos cofrinhos e o III Jantar de Gala, realizado em 2012.
Localizado dentro da Unidade Infantojuvenil Luiz Inácio Lula da Silva, o Espaço da Família tem como objetivo oferecer atividades lúdicas de acordo com a faixa etária, computadores com acesso à internet, espaço para cinema, sala de estar e TV para os acompanhantes, e banheiros privativos, com espaço para banho.
Pesquisas internacionais demonstram que a presença da família no hospital ajuda a criança ou adolescente a lidar melhor com a doença. Isto garante a união familiar, melhora a adesão ao tratamento e sua continuidade, e diminui sensivelmente o tempo de recuperação dos pequenos pacientes.
McDia Feliz 2012
Na ocasião também foi lançado o McDia Feliz 2012, campanha em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil. É a segunda vez que o hospital participa do McDia Feliz e no ano passado, o valor arrecadado com a campanha foi investido na construção do Espaço da Família. segunda unidade do espaço no Brasil.
Com o slogan ?Eu alimento sonhos?, o Hospital de Câncer de Barretos pretende duplicar a arrecadação com o McDia Feliz em relação ao ano passado.
Esta será a 24ª edição da campanha que, anualmente, beneficia mais de 30 mil crianças, adolescentes e seus familiares. Este ano, 57 instituições de todo o país receberão recursos do McDia Feliz. Desde 1988, mais de 100 instituições de todo o país já foram apoiadas com a arrecadação de mais de R$ 130 milhões.
A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz, composta ainda pela venda de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na promoção (exceto alguns impostos), além de produtos promocionais. Em 2011, foram vendidos 1,1 milhão de tíquetes antecipados. Para este ano, a expectativa é chegar a cerca de 1,4 milhão de tíquetes vendidos antecipadamente.
Hospital Infantojuvenil
O Hospital de Câncer Infantojuvenil foi parcialmente inaugurado dia 24 de março de 2012 quando a família Prata comemorou 50 anos de gestão hospitalar. A nova unidade tem 27 leitos para pacientes, ambulatório, salas de infusão separadas por faixa etária, centro de reabilitação, centro de quimioterapia, laboratório de emergência, recepção, administração, serviços de apoio e pronto atendimento 24 horas. Além disso, o hospital contará com o apoio de outros setores como lavanderia, nutrição, radioterapia, radiologia, farmácia central, banco de sangue, laboratório, patologia, entre outros, que serão inaugurados no começo de 2013.