O crescente aumento da incidência do câncer de mama tem gerado preocupações globais, especialmente em países de baixa e média renda, onde a falta de acesso a serviços de saúde adequados amplifica o impacto devastador da doença. Diante desse cenário, o Hospital de Amor, referência nacional no tratamento do câncer, e a Siemens Healthineers, líder em tecnologia médica, uniram esforços em uma parceria estratégica visando ampliar o acesso aos cuidados de saúde e intensificar os esforços de prevenção e tratamento do câncer de mama.

A colaboração, anunciada pelo médico Raphael Luiz Haikel Junior, responsável pelas unidades de prevenção do Hospital de Amor, visa a conscientização e prevenção do câncer de mama. “A parceria visa fomentar a colaboração efetiva entre a empresa e as unidades próprias e parceiras do Hospital de Amor em todas as fases, desde a concepção do projeto até a conclusão do estudo anatomopatológico, que é a etapa final no diagnóstico do câncer”, destaca o especialista.

A meta ambiciosa é realizar o rastreio do câncer de mama em três milhões de mulheres entre 40 e 69 anos no Brasil até 2029, priorizando regiões com necessidades epidemiológicas específicas.

Hospital do Amor e a Siemens Healthineers que irá permitir o rastreio do câncer de mama em 3 milhões de mulheres até 2029.jpg“Combinando as competências de ambas as instituições podemos codesenvolver soluções relacionadas à ampliação do acesso aos cuidados de saúde populacional no Brasil e expandir também para a América Latina, além de viabilizar novos modelos de assistência e tratamento, voltados à jornada do paciente”, explica a Diretora Geral da Siemens Healthineers no Brasil, Adriana Costa.

A parceria, iniciada em março, visa promover uma colaboração efetiva entre a empresa e as unidades próprias e parceiras do Hospital de Amor, desde a concepção do projeto até a fase final do diagnóstico do câncer.

“Nossa ideia é ajudar o Hospital de Amor a alcançar a ambição de replicar o seu programa de rastreio do câncer da mama, com a sua elevada qualidade, experiência, padrões e forma humanizada a outras regiões brasileiras e, futuramente, aos demais países da América Latina, por meio de instalações adicionais de unidades móveis e/ou fixas e capacitação dos profissionais de saúde”, explica Sheila Mittelstaedt, Líder de Access to Care da Siemens Healthineers para a América Latina.

O câncer de mama está em ascensão em todo o mundo, especialmente em nações de baixa e média renda, com projeções alarmantes de aproximadamente 2,7 milhões de novos casos até 2030, conforme dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Essa tendência ressalta a urgência de estratégias coordenadas para melhorar o acesso aos serviços de saúde e enfrentar o impacto crescente da doença. No Brasil, o câncer de mama figura como a principal causa de morte entre as mulheres, conforme relatórios do Ministério da Saúde.