O hospital de Sønderborg, localizado na região sul da Dinamarca, tornou-se uma referência em sustentabilidade na área da saúde ao substituir seus sistemas de aquecimento e refrigeração movidos a óleo por tecnologias de eficiência energética.
Sønderborg lidera transição verde na saúde
Duas novas bombas de calor e um sistema hidrônico atualizado foram inaugurados para auxiliar na transição do hospital para a neutralidade em carbono, eliminando gradualmente o uso de combustíveis fósseis.
Com uma capacidade combinada de 2,6 MW, as bombas de calor Energy Machines fornecerão aquecimento e refrigeração sustentáveis, equipadas com compressores Danfoss Turbocor isentos de óleo, que garantem alta eficiência, especialmente em aplicações de refrigeração. Isso as torna ideais para edifícios com alta demanda, como hospitais, instalações industriais e data centers.
Bo Libergren, vereador local, declarou: “Estamos muito satisfeitos em inaugurar oficialmente nossas novas bombas de calor, que integrarão a nova sala de demonstração para os clientes do hospital. Esta é uma mudança significativa em relação aos combustíveis fósseis e caldeiras a gás obsoletas. Na Sygehus Sønderjylland e em nossa região, estamos comprometidos em reduzir nossa pegada de carbono, e esperamos que este projeto inspire o setor de saúde a seguir nosso exemplo para acelerar a transição verde.”
A nova solução não apenas reduz o impacto ambiental do hospital, diminuindo sua pegada de carbono, mas também melhora o conforto interno, demonstrando como os sistemas de energia do futuro serão eletrificados, hidrônicos e integrados.
Eficiência energética com sistemas integrados e acoplamento setorial
As novas bombas de calor substituirão os sistemas de aquecimento e refrigeração a gás e óleo, reduzindo o consumo anual de energia do hospital em cerca de 12,5 mil MWh, o equivalente ao consumo de calor de aproximadamente 740 lares dinamarqueses.
Além de fornecer refrigeração direta para as áreas técnicas, scanners, ambulatórios e enfermarias, o hospital utilizará o calor excedente gerado para suprir as demandas de processos hospitalares e conforto térmico, beneficiando tanto os funcionários quanto os pacientes. O sistema integrado permitirá também que o hospital se torne um fornecedor de energia, fornecendo o calor excedente à rede de aquecimento distrital local. Quando o sistema estiver em pleno funcionamento, o hospital espera vender 15,8 mil MWh de calor excedente, suficiente para atender mais de 930 lares dinamarqueses.
Jürgen Fischer, presidente da Danfoss Climate Solutions, comentou: “Esta parceria exemplifica como a inovação e a colaboração podem impulsionar mudanças sustentáveis. Demonstra também o compromisso da Danfoss em desenvolver soluções conjuntas para descarbonizar sistemas de aquecimento e refrigeração. Estamos muito orgulhosos de nossa parceria com o Sygehus Sønderjylland e com a empresa de aquecimento distrital Sønderborg Varme, que nos permitiu estabelecer um novo padrão para a descarbonização no setor da saúde.”
O projeto foi conduzido por um comitê diretor com representantes do Município de Sønderborg, da Sønderborg Varme A/S, da Rambøll, dos hospitais da região e da Danfoss.