O Hospital Regional de Sobradinho, Distrito Federal, acaba de inaugurar sua nova Central de Diálise, que passou por obras para reforma e ampliação. Equipada com 20 novas máquinas de hemodiálise Baxter de última geração, a unidade tem capacidade para atender 80 pacientes por semana, em um espaço de 800 mt² em que atuam três médicos, duas enfermeiras e oito auxiliares. O custo da obra foi de R$ 350 mil, financiada por uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e o Ministério da Saúde, através do REFORSUS (Reforço à Reorganização do Sistema Único de Saúde). A reforma durou cerca de quatro meses, período em que os pacientes do hospital foram encaminhados à rede privada, com recursos do governo.
Além da hemodiálise, a central também realiza o tratamento de diálise peritonial. Com isso, o centro abriga salas específicas para cada caso, além de separar pacientes crônicos, portadores de hepatite e de doenças desconhecidas.
Segundo Ronaldo Teodoro Araújo, a unidade ainda não atingiu a capacidade máxima de atendimento porque os pacientes ainda estão sendo encaminhados. A expectativa é que em um mês todos já estejam agendados. “A princípio, a central está habilitada para atender todos os renais crônicos do Distrito Federal. Atualmente estamos atendendo inclusive pacientes do Norte e Nordeste”, afirma Araújo.
A Central de Diálise não é um projeto isolado no Hospital Regional Sobradinho. Em 29 de julho foi inaugurado o novo pronto-socorro, com aumento da capacidade instalada. “Também estamos trabalhando na implantação de um mamógrafo, que deverá estar disponível em outubro, e vamos iniciar obras para o setor de odontologia”, acrescenta o administrador.
Hospital de Sobradinho reabre Central de Diálise
Obra custou R$ 350 mil, com recursos da Secretaria de Saúde do DF e do Ministério da Saúde
Tags