No município de Oriximiná, região do Baixo Amazonas, um hospital concentra os atendimentos a população local, sendo o principal serviço de saúde em centenas de quilômetros.
O Hospital de Porto Trombetas é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social desde 1997 e foi criado para atender os funcionários da mineradora Rio do Norte. Longe de grandes centros, o distrito onde está localizado o hospital é uma área sem comunicação rodoviária, sendo o acesso à região feito por via fluvial e aérea.
O papel da unidade na comunidade vai além do atendimento médico ambulatorial (prestado no “ambulatório da feirinha”, importante ponto social e comercial da região) e de pronto atendimento gratuito para a população ribeirinha da região. Atualmente, Porto Trombetas é um hospital de referência para mais de 6 mil pessoas.
Localizado no meio da floresta, no interior do Estado do Pará, uma das principais preocupações do hospital é com o respeito aos recursos naturais. A sustentabilidade é prática essencial na preservação da natureza e do meio ambiente.
A unidade adota práticas sustentáveis, entre elas o descarte correto do lixo, coleta seletiva, tratamento do esgoto gerado e incentivo à economia de energia, a fim de minimizar os impactos ambientais causados por suas atividades.
Para contar um pouco sobre a história e dos serviços assistenciais de saúde em um local remoto no Brasil, nesta quinta-feira (5), a Pró-Saúde lança um vídeo institucional onde apresenta o empenho da unidade em um atendimento de qualidade oferecido pelo Hospital de Porto Trombetas.
“O vídeo é muito importante, pois leva para a população da região o conhecimento de que há uma preocupação da unidade com a saúde de todos. O hospital passa por constantes melhorias para proporcionar a comunidade de Porto Trombetas um atendimento de saúde de qualidade, sem esquecer da comunidade ribeirinha, atendida gratuitamente”, ressalta do diretor Hospitalar, Sandro Renato Oliveira.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.
Assista o vídeo sobre o hospital.