O Hoftalon (Hospital de Olhos de Londrina), instituição referência regional de alta complexidade oftalmológica no norte do Paraná, começou a usar em janeiro último um novo sistema de gestão hospitalar. Foi adotado o Soul, da brasileira MV, que permitiu melhorias no fluxo e capitação dos dados hospitalares.
Rodrigo Hasegawa, diretor da Hoftalon, diz que foram observadas melhorias em processos, incluindo na quantidade de informações confiáveis geradas pelo sistema, permitindo transformar processos em estatística de forma mais rápida. O software permite que a instituição padronize, integre e gerencie processos, permitindo a tomada de decisão baseada em dados mais confiáveis.
Além do sistema hospitalar, o Hoftalon também implantou o Prontuário Eletrônico do Paciente que reúne, em um único local, todas as informações clínicas e assistenciais de todos os atendimentos dos pacientes. Também foi implantada soluções de Gestão Estratégica que irão apoiar a instituição na definição e implantação de indicadores, disseminando uma cultura voltada para resultados.
O Hoftalon realiza mensalmente cerca de 8 mil exames especializados de diagnóstico, totalizando cerca de 100 mil exames anuais. O hospital também faz, desde 1993, transplantes de córnea para paciente do SUS de Londrina e Região.