De 22 de novembro a 6 de dezembro, Niterói recebe um colorido a mais em sua paisagem. Isso porque a ação inspirada no HeartParede vai distribuir seis obras de arte em formato de coração de 2,5 metros de altura – pintadas por três grafiteiros da região – em alguns pontos icônicos da cidade. A iniciativa é do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) – o hospital mais bem avaliado entre a população local e preferido pelos médicos da região, segundo a pesquisa IBOPE Inteligência 2019 –, que encontrou na manifestação cultural uma forma de agradecer o carinho dos niteroienses e comemorar os 446 anos da cidade, celebrado no dia 22 de novembro.
Segundo a diretora-geral do CHN, dra. Ilza Boeira Fellows, “Para o CHN, as manifestações artísticas e culturais, em seu sentido amplo, fazem parte do equilíbrio para a saúde plena do indivíduo. Essa campanha faz parte da ação social CHN Mais Vida – Nosso Coração Bate Mais Seguro em Niterói, por meio da qual treinamos instituições em técnicas de Suporte Básico à Vida (BLS, sigla em inglês) e instalamos desfibriladores externos automáticos (DEAs). Queremos transformar Niterói em uma cidade segura para o coração”, salienta Ilza.
Cidade segura: instituições de Niterói receberam treinamento de reanimação cardíaca e manejo de desfibrilador
A ação CHN Mais Vida – Nosso Coração Bate Mais Seguro em Niterói, implantada desde 2018, foi inspirada no modelo de Seattle, nos Estados Unidos – a cidade está entre as mais seguras do mundo, com o melhor resultado no atendimento de parada cardiorrespiratória que ocorre fora de hospital.
Desde que começou, a ação já capacitou 600 guardas municipais, e está em curso o treinamento dos policiais militares da cidade – mais de 200 já passaram pela qualificação –, que consiste em técnicas de Suporte Básico à Vida e reanimação em casos de parada cardíaca com manejo de desfibrilador. Tal treino prepara os policiais a reconhecerem, por exemplo, uma parada cardiorrespiratória e realizarem todos os procedimentos na tentativa de salvamento até a chegada do socorro especializado.
Além dos treinamentos, o CHN instala desfibriladores externos automáticos (DEAs) em locais de grande circulação de pessoas e se responsabiliza por sua manutenção. Os equipamentos já foram instalados no Clube Naval Charitas; no complexo esportivo Tio Sam, em Camboinhas; na XFUSION Academia e na Confeitaria Beira Mar, ambos em Icaraí; e todos os funcionários dessas empresas já foram treinados.
A diretora também enfatizou o papel do projeto. “Como instituição de saúde, é nosso compromisso zelar pela segurança, bem-estar e qualidade de vida dos niteroienses e dos moradores do entorno. Como temos o DNA da cidade, vamos permanecer investindo, de forma ampla e para vários públicos, na saúde da região”, finaliza.