O Hospital de Câncer de Barretos implantou recentemente uma nova tecnologia que reduz a sensação de medo e ansiedade das pacientes durante a mamografia, justificativa de 25% das mulheres para não realizar o procedimento. Projetado para desviar a atenção do desconforto associado ao exame, o aparelho chamado SensorySuite oferece imersão em realidade virtual, incluindo olfato, visão e audição.

Na sala de espera a paciente assiste a um vídeo com imagens e sons relaxantes. Depois escolhe se quer fazer mamografia em um jardim, em uma cachoeira ou no mar. Na Sala Humanizada de Mamografia, um sistema computadorizado altera instantaneamente o cenário por meio de monitores de alta definição, som surround e difusor de essências.

A aceitação do modelo é grande, segundo pesquisa realizada durante o primeiro mês de funcionamento do SensorySuite. Das 160 mulheres entrevistadas, 89% que tinham feito mamografia antes. Destas, 85% acharam mais agradável a experiência da Sala Humanizada, e 58% menos dolorosa. A maioria (93%) recomendaria aos amigos e retornariam para realizar novo exame (98%).

A modificação da sala de espera reduziu a ansiedade para 86% das mulheres. Já a média de dor referida durante o exame foi de três, em uma escala de 0 a 10. Não houve interferência no tempo de realização do exame. O levantamento aponta ainda que uma em cada oito mulheres mencionou haver evitado realizar mamografia por medo e a maioria (52%) escolheu a experiência Jardim para a realização do exame.

Fabricado pela GE Healthcare, só há três SensorySuite em todo o mundo, os outros estão na Bélgica e no Canadá.