Em junho, comemorou-se o Dia “What Matters to You?” ou “O Que Importa Para Você?” – um movimento global que visa fortalecer a relação entre médicos, colaboradores e pacientes nos serviços de saúde por meio da escuta. Inspirado por essa campanha, um hospital de Belo Horizonte promoveu, durante todo o mês, diversas iniciativas para fomentar a confiança, o respeito e o fortalecimento das relações entre profissionais e pacientes. Entre as ações realizadas, destacam-se visitas de animais de estimação, passeios com pacientes, apresentações musicais e treinamentos com a equipe clínica e colaboradores. 

“Nosso objetivo é encorajar colaboradores e profissionais a adotar a prática de perguntar ‘o que importa para você?’ de forma contínua, seja com colegas de trabalho ou com pacientes. Esse exercício aprimora nossa capacidade de escuta e nos permite atender verdadeiramente às necessidades e desejos deles. O resultado do nosso trabalho reflete o que fazemos diariamente, e possuímos todas as habilidades necessárias para proporcionar a melhor experiência aos nossos pacientes”, afirma Viviane Cunha, diretora técnica do Hospital Unimed – Unidade Contorno, em Belo Horizonte. 

Visita pet 

Uma das iniciativas mais bem-sucedidas foi a visita do cão Hope. O golden retriever, treinado como “cão terapeuta”, trouxe emoção e alegria aos corredores da unidade. Vestido com uma roupinha junina, Hope proporcionou momentos de descontração às equipes e, principalmente, aos pacientes que puderam interagir com ele. 

Pesquisas demonstram os benefícios da interação entre animais e pacientes internados, como a redução do estresse, alívio da solidão e incentivo à recuperação física. Para garantir a segurança assistencial, seguiu-se rigorosamente o Protocolo para Visita de Animais Domésticos e de Estimação em Hospital, que inclui a apresentação do cartão de vacinas atualizado e um banho realizado em pet shop nas últimas 24 horas. 

Hope participa do projeto de extensão Terapia Assistida por Animais da Faculdade de Veterinária do Centro Universitário UNA e tem um perfil ativo no Instagram: @hope_ogolden

Respirar ar puro e música 

O Hospital Unimed – Unidade Contorno também proporcionou a dois pacientes internados a oportunidade de passear pela Praça Floriano Peixoto. Um dos beneficiados foi Divino Pereira Silva, de 76 anos, que estava internado há mais de 40 dias e foi acompanhado por sua filha. 

Para pacientes em longa internação, um passeio ao ar livre pode ser uma experiência significativa. A exposição à luz solar oferece diversos benefícios, incluindo a síntese de vitamina D, essencial para a saúde óssea e imunológica, e a melhora do humor através da produção de serotonina, neurotransmissor que promove bem-estar e felicidade. Além disso, o passeio promoveu a socialização com a equipe, criando um ambiente mais positivo e estimulante, o que ajuda a reduzir o estresse. 

Para alegrar os pacientes, no final de junho, a equipe também organizou a visita de um violinista que se apresentou nos corredores do hospital. Assim como as outras iniciativas, a música contribuiu para o estado emocional dos pacientes e ajudou a criar um ambiente hospitalar mais acolhedor e positivo.