O ministro da Saúde, Humberto Costa, inaugurou hoje o setor de hemodiálise do Hospital das Forças Armadas, em Brasília, com capacidade para realizar 280 sessões por mês. Das cinco máquinas de hemodiálise, três foram adquiridas pelo Ministério da Saúde ao custo de R$ 127,5 mil. Os equipamentos fornecidos pelo ministério fazem parte do Projeto de Hemodiálise, gerenciado pelo Reforço à Reorganização do Sistema Único de Saúde (Reforsus) e instituído para modernizar o parque de equipamentos dos serviços de Terapia Renal Substitutiva (TRS) do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto prevê a aquisição de 739 novas máquinas com tecnologia de ponta.
O objetivo do Projeto de Hemodiálise, que representa um investimento de R$ 32,4 milhões, é adequar os hospitais públicos e filantrópicos à portaria nº 82, que estabelece o regulamento técnico para funcionamento dos serviços de diálise, bem como os mecanismos de controle, qualidade e segurança para os pacientes do SUS. Isso requer uma área física adequada, instalação elétrica e hidráulica e sistema de tratamento de água.
Com a inauguração do setor, o Ministério da Saúde pretende ampliar o acesso de pacientes ao tratamento de hemodiálise, além da melhoria do cuidado ao paciente para mudar, de forma positiva, o perfil da doença renal no Brasil.