10 de março é celebrado o Dia Mundial do Rim. Somente no Brasil, existem cerca de 100 mil pessoas em hemodiálise e, além disso, temos aproximadamente 10% dos adultos e 30 % dos idosos com algum grau de doença renal, sendo que a grande maioria desconhece essa situação por não ter sintoma algum. Por isso, é necessário ficar atento aos cuidados e doenças que podem acometer esse órgão.
Pessoas com qualquer um destes fatores – pressão alta, diabetes, idade maior que 60 anos, história de doenças no coração, pedras nos rins ou infecção de urina repetidos, nefrites e cistos nos rins – devem realizar exames preventivos com um nefrologista no mínimo anualmente.
Com uma equipe multidisciplinar, o Hospital Bandeirantes inaugura o Centro de Cuidados Renais focado no diagnóstico precoce e prevenção das doenças renais e também no tratamento de pacientes renais crônicos, oferecendo exames, consultas ambulatoriais e tratamentos como diálises e transplantes.
O centro é comandado por uma Equipe de Nefrologia e conta com o apoio de uma equipe de Nutrição que auxilia principalmente na prevenção de doenças renais. Dr. Farid Samaan explica sobre a importância da criação de um setor voltado não só para o paciente crônico, mas também para os cuidados antecipados com os rins.
“80% dos pacientes que iniciam diálise no Brasil nunca consultaram um nefrologista para fazer prevenção. Se levarmos em consideração que os exames preventivos são simples e baratos, o que vemos é que existe uma falta de conhecimento da população geral e da classe médica sobre a importância da investigação e diagnóstico precoce das doenças renais”.
Os principais sintomas que apontam que algo não vai bem com os rins são: excesso de proteínas ou sangue em exames de urina, pressão arterial de difícil controle, falta de apetite, palidez, inchaço pelo corpo, e dificuldade para urinar. O Centro de Cuidados Renais funciona diariamente no Hospital Bandeirantes e as consultas podem ser marcados por telefone ou WhatsApp. Os nefrologistas que compõem a equipe são Dr. Claudio Melaragno, Dr. Farid Samaan, Dr. Paulo Luconi e Dra Waldere Tânia.
Sobre o Hospital Bandeirantes
Com 70 anos de história, o Bandeirantes é um hospital geral de alta complexidade e atendimento integrado nas principais especialidades médicas, com foco nas áreas de cardiologia, neurologia, oncologia e trauma/ortopedia. Com uma média de 14 mil internações/ano e 10 mil cirurgias/ano, o Hospital Bandeirantes possui certificação Canadense Internacional Qmentum, nível Diamante, e vem realizando investimentos importantes, que o consolida como referência em assistência hospitalar.