O Hospital Alvorada Moema, da Rede Americas, inaugurou ontem (10), em parceria com a Fresenius Medical Care, o Centro Renal de Tratamento Integrado (CRTI). O novo serviço proporcionará uma linha de cuidado completa ao paciente adulto e infantil, que vai desde o acompanhamento conservador, tratamento dialítico e transplante. Além disso, a estrutura contará com 36 pontos e capacidade para realizar até 2.800 sessões mensais, dobrando o potencial de atendimento da Rede Americas para este segmento.

Com um investimento na ordem de R$12 milhões, a unidade conta com o diferencial de ser intra-hospitalar, oferecendo maior segurança e qualidade ao paciente durante a permanência no CRTI, além do acompanhamento preventivo, que contempla o atendimento ambulatorial geral de nefrologia e nefropediatria até a elegibilidade de estágios mais críticos da doença.

Para a Dra. Maria Fernanda Carvalho, Chefe da Nefrologia e Transplante da Rede Americas, o diferencial do serviço é a implementação da Linha do Cuidado da Lesão Renal Aguda e da Doença Renal Crônica.

“O CRTI do Hospital Alvorada Moema está preparado para acompanhar os pacientes com doença renal crônica desde o início do diagnóstico até a melhor escolha da modalidade dialítica. Na unidade, o paciente recebe a assistência ambulatorial com equipe especializada, além do acompanhamento pré e pós transplante. Desta forma, irá ter acesso ao cuidado, com a melhor eficiência e desfecho”, explica a especialista.

Em parceria com o Alvorada Moema, a Fresenius Medical Care irá gerenciar a terapia dialítica com equipa médica e multidisciplinar dedicada para o procedimento dialítico, além de toda a infraestrutura de equipamentos e insumos para a unidade. O serviço se destaca pela implantação de sistemas com tecnologia de ponta, entre eles o HighVolumeHDF ou hemodiafiltração de alto volume, terapia de diálise mais eficaz no mercado, que proporciona benefícios tanto para a saúde quanto para o bem-estar dos pacientes renais crônicos.

A nefrologista e responsável técnica pela unidade, Dra. Rosilene Motta Elias, acrescenta que a empresa é uma multinacional alemã, líder mundial em produtos e serviços para pessoas com doenças renais, presente no Brasil há 25 anos. “Somos reconhecidos mundialmente e iremos disponibilizar equipamentos e insumos da mais alta qualidade. Nossas máquinas oferecem maior segurança e eficácia. E nosso maior foco é o bem-estar do paciente. Contamos para isso com uma equipe treinada e engajada para proporcionar um tratamento diferenciado do ponto de vista técnico e humano”.

De acordo com a responsável pelo serviço de nefropediatria, Dra. Simone Vieira, apesar de a Doença Renal Crônica ser menos frequente na infância, é necessário ampliar a oferta de tratamentos destinados às crianças. “São poucas as unidades que possuem esse serviço, que exige uma equipe multiprofissional especializada. Crianças de todo o país vêm para São Paulo, porque aqui nos tornamos referência. As crianças demandam cuidados intensos e especiais porque apresentam comorbidades associadas, estão em fase de crescimento, desenvolvimento neurológico e psicossocial. Muitas delas com ótimas perspectivas para realizar transplante renal. Então cuidamos para atingir o maior sucesso possível nessa jornada”, explica.