O Hospital Adventista Silvestre adotou uma nova tecnologia para melhorar a gestão farmacêutica e a prescrição de medicamentos aos pacientes. Desde julho de 2021, o hospital implantou o NoHarm.ai, uma plataforma que utiliza dois algoritmos de automação para os procedimentos realizados na farmácia clínica. Os algoritmos trabalham em conjunto identificando prescrições fora do padrão e casos de pacientes em estado crítico, o que ajuda a evitar erros e interações medicamentosas arriscadas.

De acordo com Rafael Dias Ribeiro, gerente de apoio assistencial do Hospital Adventista Silvestre, o sistema aumentou a segurança e a agilidade dos atendimentos. “A inteligência artificial ajuda a identificar antecipadamente possíveis riscos, permitindo que equipe farmacêutica e médica possa gerenciar da melhor forma possível a prescrição de medicamentos. O sistema também ajuda na avaliação dos prontuários, possibilitando relatórios dos indicadores de saúde dos pacientes com maior precisão de análise”, explica Dias. 

Implantado há menos de um ano, o NoHarm.ai já auxiliou em mais de 80 mil intervenções e impactou de forma positiva mais de 5.000 pacientes do Hospital Adventista Silvestre, que já possui a qualificação Qmentum, um selo internacional de acreditação que certifica instituições de saúde que investem de forma contínua em melhorias nos atendimentos aos pacientes.