O Hospital ABC, geral e de alta e média complexidade da região do Grande ABC, anunciou esta semana que obteve a acreditação de nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A instituição possui 82 leitos – 14 apartamentos individuais, 47 de enfermaria, 10 de UTI adulto e 10 de unidade semi-intensiva adulto, além de pronto-socorro adulto e ortopédico.

Segundo Masao Murata, diretor do hospital ABC, o foco do processo de obtenção foi a segurança na assistência, e a conquista e manutenção da certificação exige empenho de toda a equipe da unidade.

O processo de certificação do Hospital ABC começou há cerca de três anos, quando foi criado um projeto específico para esta iniciativa. Foram implementados protocolos de segurança, novas definições dos processos estratégicos e de apoio, e a mudança da cultura organizacional do hospital.

Houve ainda incremento no número de médicos e fisioterapeutas, além de uma adequação na rotina dos técnicos de enfermagem e dos enfermeiros, para estabelecer uma equipe multidisciplinar cujo foco é o cuidado do paciente.