Marketing não é uma palavra nova, mas marketing no segmento hospitalar é algo ainda muito desconhecido no setor. Mas quem quiser sobreviver em um mercado que promete ser cada vez mais competitivo terá que começar a pensar rapidamente no assunto. Esse foi o alerta feito pelo professor Renato Borgheresi, das ESPM, PUC e São Camilo, durante a palestra “A Evolução do Marketing na Área Hospitalar”, na Hospitalar 2003. De acordo com Borgheresi, as instituições de saúde começaram a pensar na relação com cliente há cerca de cinco anos, mas ainda é pequeno o número de hospitais que possuem estratégias bem definidas.
A principal justificativa para investir em campanhas de marketing é a acirrada concorrência que assola o setor, além disso, o mercado também sofre com a similaridade de preços e serviços, fusões, aquisições e abundância de oferta. “Além disso, o cliente está cada vez mais exigente, buscando preços baixos e amparado legalmente”.
Os hospitais que pretendem investir em marketing precisam em primeiro lugar localizar um profissional que tenha alguma vivência na área e que tenha um canal aberto com a diretoria. “Não pode ser só mais uma peça, esse profissional precisa estar na área de inteligência da empresa, para definir as ações de longo prazo”, afirma Borgheresi.
Hospitais investem pouco em marketing
Especialista alerta que está na hora das instituições de saúde investirem na conquista e fidelização dos clientes para enfrentar a concorrência
Tags