Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) restabelece os prazos máximos que devem ser cumpridos pelas operadoras de saúde para atendimentos eletivos de usuários de planos. Médicos que operam nas unidades hospitalares já podem agendar procedimento.
Seguindo os cuidados de proteção exigidos pelo Ministério da Saúde, a normatização para a realização de cirurgias eletivas descritas na Resolução CREMERJ nº 307/2020 e a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de restabelecer os prazos máximos que devem ser cumpridos pelas operadoras de saúde para atendimentos eletivos de usuários de planos, o Hospital Icaraí e o Hospital e Clínica São Gonçalo decidiram retornar criteriosamente com os procedimentos cirúrgicos eletivos.
Algumas medidas adicionais foram implantadas para a preservação da segurança de todos os pacientes e profissionais da casa, como: o paciente deverá preencher o questionário na chegada ao hospital, previamente à internação, e o mesmo será avaliado pelo anestesista ou cirurgião responsável, além de disponibilizarem andares de internação, elevadores, salas cirúrgicas e UTI específicas para os pacientes eletivos. A ANS diz que a decisão de retomar cirurgias eletivas ocorreu após análise criteriosa de documentos das instituições de saúde dando conta que têm condições de atender a essa demanda com segurança e sem prejudicar o atendimento de casos de Covid-19.
O Hospital Icaraí e o Hospital e Clínica São Gonçalo reiteram o compromisso em seguir todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária. Zelamos pelo bem-estar da população e de quem necessita dos nossos serviços. Prezamos pelo cumprimento de nossos valores e de nossa missão: salvar e preservar vidas.