O faturamento registrado em 2011 pelos hospitais que integram a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) foi de R$ 9,4 bilhões, alta de 20% sobre 2010. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (22) pelo Observatório Anahp, durante a Feira Hospitalar 2012. A principal origem das receitas hospitalares é das operadoras de planos privados de saúde que respondem por cerca de R$ 8,9 bilhões desse montante, o que corresponde a 94,4% do total.

?Além dos resultados financeiros, é importante ressaltarmos que os profissionais da área da saúde estão percebendo que somente cuidando da qualidade de seus serviços poderão garantir um crescimento sustentável a longo prazo. Diante desta realidade, podemos observar o crescimento do número de hospitais empenhados em buscar certificações que comprovem a qualidade da assistência ofertada?, afirma, em comunicado, Francisco Balestrin, presidente do Conselho Deliberativo da Anahp.

As instituições associadas à instituição detêm mais de 50% das acreditações internacionais concedidas a hospitais no Brasil e 21% das nacionais.

A entidade é constituída por 45 instituições com ou sem fins lucrativos. Entre os critérios exigidos para fazer parte da Associação, a instituição deve possuir Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA III), Joint Commission International (JCI), Accreditation Canada ou National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO).