O Horas da Vida, em parceria com as Óticas Carol, cria o projeto Enxerga São Paulo. A ação, que já conta com vários oftalmologistas e doação mensal de lentes e armações, tem o objetivo de oferecer consultas gratuitas e óculos para a população assistida pelo programa. O lançamento acontecerá durante o 1º Mutirão Oftalmológico do Horas da Vida, em 24 de agosto, por meio de uma parceria com a Clínica de Olhos Abucham. Serão atendidas mais de 40 pessoas com deficiência visual das instituições Santa Fé, Saúde Criança SP e Unibes.

”O programa, além de proporcionar uma visão melhor para quem precisa, pode ajudar a sociedade refletir a respeito da necessidade de ajudar o próximo. O Horas da Vida tem como missão ser um exemplo de como podemos nos organizar para fazer a diferença para quem precisa”, explica Dr. João Paulo Ribeiro, criador do Programa.

Serão feitos os seguintes exames: acuidade visual, teste de desvio ocular e refrator automático. Quem apresentar alteração será encaminhada para a próxima etapa, com exames de dilatação das pupilas, grau dos óculos e fundo de olho. Após todos os testes, as Óticas Carol doarão armações e lentes para os participantes que apresentarem alterações visuais. As crianças e adolescentes ainda poderão assistir as palestras e tomar lanche, que será cedido gentilmente pela Padaria Le Bon Pain, enquanto aguardam atendimento.

”De acordo com as estatísticas do Dr. Julio Abucham, oftalmologista responsável pela Clínica de Olhos Abucham, em média, a cada 300 crianças triadas, 40 apresentarão problemas visuais. É este número que queremos ajudar neste primeiro Mutirão” finaliza Dr. João Paulo Ribeiro.

O Enxerga São Paulo

Além do propósito filantrópico, o Enxerga São Paulo teve como caso motivador a aluna Graziele Caldeira, da Fundação Bachiana, que com 10 graus de deficiência visual, não conseguiu ler as notas da partitura.

”Ter acesso ao serviço e o olhar especializado de um profissional demonstra o cuidado e atenção que os jovens necessitam. Esta atitude fez muito bem a Graziele Caldeira, que possui uma séria dificuldade visual. A aluna ficou muito feliz em ter recebido os óculos e pela oportunidade do acesso ao serviço” explica a Flávia Martins Lúcio, coordenadora na Fundação Bachiana.

O Enxerga São Paulo vai contemplar três crianças da instituição APAE, que passaram previamente por uma consulta e vão receber óculos gratuitos das Óticas Carol, como uma forma de estender às crianças com deficiência intelectual, o poder da visão.