O mercado de saúde no Brasil já foi um grande desafio para o segmento de automação e coleta de dados. E a Honeywell, fabricante norte-americana, anunciou na última terça-feira (15) a homologação de um PDA usado especificamente para o setor de saúde, o que marca o pontapé inicial da marca neste segmento no País. A parceria foi firmada com a MV Sistemas, empresa de software focada em gestão clínica e financeira de instituições de saúde – a 6ª maior empresa de software do País.
 
“A vertical de saúde no mercado de Scan & Mobility é uma novidade para a Honeywell no Brasil”, explica Cássio Pedrão, diretor-geral para América Latina da divisão Scan & mobility da Honeywell. “No Brasil, para negócios de automação, uma vertical como a de saúde ainda é difícil.”
Os desafios, segundo Pedrão, estão no estabelecimento de parcerias para a integração dos equipamentos. A iniciativa da MV, segundo ele, coloca no mercado um equipamento sem precedentes. “A MV teve uma iniciativa inovadora, ao desenhar uma solução tão eficiente para o mecado de saúde, com um PDA inédito no Brasil”, afirma.
A solução tem como objetivo garantir a segurança do paciente, automatizando a rotina dos profissionais de saúde e seguindo com precisão a prescrição médica. A automatização dá à instituição também a segurança do controle de medicamentos e da cobrança correta do que foi administrado. “Quando o enfermeiro lança a medicação no PDA e faz a checagem na beira do leito, o sistema lança, simultaneamente, a cobrança na conta do cliente”, explica Charle Schimmock, diretor de sistemas da MV.
O PDA Dolphin 9700hc, que foi apresentado durante o iPlanet, da distribuidora Officer, na última terça-feira (15), possui revestimento que permite ser esterilizado, interface de comunicação wireless e bluetooth e uma tela touch de 3,7 polegadas. O aparelho também lê código de barras.
Por outro lado, o setor de saúde no Brasil ainda carece de investimentos e regulamentações para que soluções de automatização sejam amplamente implementadas. “É um negócio com grande potencial para a Honeywell, mas que ainda é um investimento”, afirma Pedrão.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.