Buscando atender a demanda de famílias que precisam oferecer cuidado e atenção aos idosos, a Home Doctor está lançando no Brasil, em parceria com o grupo espanhol Vitalia, Centros-Dia para idosos. As estruturas trabalham com base no Método Hoffmann, que engloba terapias e atividades que buscam estimular a independência e a melhoria da qualidade de vida na terceira idade.
Segundo a Home Doctor, o envelhecimento da população, a redução do número de pessoas nas famílias e o ritmo cada vez mais acentuado de trabalho deram origem a novas necessidades, especialmente em grandes centros urbanos. Assim, o modelo do Vitalia é considerado uma oportunidade para atender a demanda por espaços voltados para a integração e atividades da terceira idade.
A proposta é oferecer cuidado mantendo o vínculo familiar, sem a necessidade de ?institucionalizar? o idoso, ou seja, sem deixá-lo permanentemente em um residencial ou casa de repouso. No final do dia e nos finais de semanas, ele permanece em seu domicílio, convivendo com a família.
O primeiro Centro-Dia iniciou atividades em março, no bairro de Moema. A Home Doctor espera implantar mais 10 unidades nas principais cidades brasileiras nos próximos cinco anos.
Metodologia
O centro trabalho com base no Método Hoffmann, criado pela fundadora e CEO do Grupo Vitalia Espanha, Catalina Hoffmann. O objetivo principal é prolongar a independência das pessoas da terceira idade, dando-lhes a capacidade de permanecerem em casa e terem necessidades sociais atendidas.
O local também oferece programas de reabilitação específicos para determinadas patologias como Alzheimer e Parkinson, além de sequelas provenientes de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Para tal são realizadas terapias e atividades como leitura, culinária, horticultura, oficinas de memória e estimulação cognitiva.