Faltam apenas seis dias para o HIS – Healthcare Innovation Show! Na próxima semana, nos dias 18 e 19 de setembro, o evento chega ao São Paulo Expo. Nesta semana, o Saúde Bussiness, portal de conteúdo oficial do HIS, conversou com uma das presenças mais aguardadas no evento: Kleber Linhares, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Hapvida.
“Para quem busca entender o impacto da tecnologia no setor da saúde, o HIS é uma parada obrigatória. O evento oferece uma oportunidade única para aprender sobre as últimas inovações que estão moldando o futuro da saúde e permite que os participantes interajam com líderes da indústria”, ressalta.
Carioca, praticante de corrida e ciclismo, torcedor emocionado do Flamengo, Linhares se mudou para São Paulo há 20 anos. Nos últimos tempos, teve a missão de liderar a integração dos sistemas Hapvida e NotreDame Intermédica, tema da sua palestra, no Palco Tecnologia e Dados, no dia 19 de setembro.
Como fazer uma integração de sistemas tão complexa
O executivo compartilhará os grandes desafios tecnológicos enfrentados durante a fusão de duas das maiores operadoras de saúde do Brasil. Promete oferecer uma visão detalhada dos processos que exigiram a unificação de sistemas críticos e a continuidade dos serviços, sem interrupção.
“Vou explicar como a escolha criteriosa entre os melhores recursos e práticas, de ambas as empresas, foi essencial para criar uma organização mais forte e eficiente”, afirma. Uma das maiores dificuldades, segundo Linhares, foi a segurança e a integridade dos dados.
O executivo revelará como garantir a proteção dessas informações, durante uma transição de sistemas tão sensível – “uma prioridade absoluta ao longo do processo de integração”, enfatiza. Ao mesmo tempo, o impacto na experiência dos usuários foi outra preocupação, receio bastante comum em transações deste porte.
Os congressistas do HIS terão acesso a estratégias adotadas para minimizar qualquer tipo de interrupção no acesso aos serviços, incluindo a criação de planos de contingência para assegurar a continuidade de sistemas essenciais, sem falhas.
O poder da inteligência artificial e dos dados
Além de mostrar o caminho das pedras, Linhares reservará boa parte da palestra para discutir o papel da inteligência artificial (IA) e do uso de dados na integração pós-fusão. Haverá exemplos práticos de como essas tecnologias foram implementadas para otimizar a tomada de decisões clínicas e operacionais, que resultou em um ganho de eficiência substancial.
“O uso da IA permitiu que a empresa compreendesse melhor as necessidades dos pacientes e tomasse decisões mais precisas em relação à gestão de recursos, especialmente durante uma fase de transição tão crítica”, pontua.
Os dados e as ferramentas de Analytics, segundo Linhares, têm influenciado diretamente as grandes decisões estratégicas da Hapvida. Para que todos entendam na prática, o executivo compartilhará um exemplo de como a empresa utilizou insights derivados de dados clínicos e administrativos para identificar áreas de melhoria operacional em regiões específicas. Essa análise permitiu uma alocação de recursos mais eficaz e a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
O que esperar
“Desejo que o público saia inspirado, entendendo não só os desafios de integrar duas grandes empresas, mas também o papel transformador da tecnologia nesse processo. Pode ser que incentive outras organizações a seguirem o mesmo caminho”, afirma.
Quanto ao futuro, Linhares conta que a Hapvida continua investindo fortemente em inovações tecnológicas, com foco em IA e análise de dados, para aprimorar ainda mais suas operações. Para saber mais detalhes, você precisar ir ao HIS e assistir a palestra completa.
Quem for congressista Executive Pass terá acesso exclusivo ao Insights HIS. Já adquiriu seu ingresso? Restam poucas vagas, garanta já a sua!