A Alert , empresa portuguesa de sistemas de informação para a saúde, aposta em interoperabilidade, na HIMSS 2012, que ocorre em Las Vegas (EUA), de 20 a 24 de fevereiro. A companhia, está divulgando a convergência de soluções de prontuário eletrônico na área de ” Interoperabilidade Showcase – Quebrando as barreiras da interoperabilidade em Saúde”. Todos os ambientes interagindo são demonstrados durante o Congresso. São eles: ambulatório, emergência, cuidados com os doentes crônicos, sistema público, entre outros.
De acordo com a HIMSS, 100 leitos de hospitais podem utilizar até centenas de interfaces para transferir informações do paciente de um departamento para o outro e um sistema padronizado resultaria em redução de custos e melhorias para o paciente.
Segundo o CEO da Alert, Paulo César Guimarães, a apresentação do case é também atraente para novos clientes. “A demonstração da Interoperabilidade é muito valiosa para nós, pois mostramos a capacidade de integração dos nossos produtos”, disse.
Com o modelo implantado, seria possível a ” conversa” entre os sistemas desde a ponta do sistema de saúde – o cidadão, passando por todo seu trajeto: centro de atenção básica, alta complexidade, consultórios, hospitais.
” Ela pode ocorrer com outras plataformas. Essa integração é natural se a unidade atende os padrões de Integrating the Healthcare Enterprise (HIE)”, explicou o diretor da Alert no Brasil, Luiz Brescia.
Da forma que foi apresentado na HIMSS 2012, a solução da Alert deve chegar primeiro a um hospital no México, cujo projeto já inclui 300 interfaces com outros sistemas.
Esse é o sétimo ano da empresa na HIMSS e, de acordo, com Guimarães o congresso foi porta de entrada em muitos países em que a empresa atua hoje. ” Foi aqui que começamos muitas operações em outros países”.
No Brasil, a companhia já fez aproximadamente 4 milhões de registros de transação em prontuário eletrônico. No País, a empresa possui nove clientes, que se desdobram em 8 mil instituições, pois alguns cases como a Secretaria de Saúde de Minas Gerais possui 5 mil unidades com a solução da Alert. Outros clientes são: Inca, Fiocruz, Hospital Israelita Albert Einstein, Secretaria de Saúde em Campo Grande (MS), Hospital Beneficência Portuguesa, entre outros.
LEIA MAIS:
O que os CIOs estão discutindo no Himss 2012?