O Hemocentro do Hospital São Paulo, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), está mais uma vez pedindo a solidariedade das pessoas para abastecer seus estoques de sangue. Para isso, irá promover um evento especial no próximo dia 25 de novembro, Dia Internacional do Doador. Entre os objetivos estão a captação e fidelização de novos doadores. O Hemocentro pede ainda o apoio da imprensa no sentido de divulgar e promover campanhas que estimulem as pessoas a doar sangue. A situação do Hemocentro do HSP – que dificilmente fica próxima da ideal – se agrava mais ainda em períodos de férias, quando as doações caem em 50%, justamente na época em que há um aumento considerável no número de acidentes e dos índices de violência, informa a Assessoria de Imprensa da Unifesp.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 5% da população doe sangue pelo menos uma vez ao ano. No Brasil, essa taxa é de apenas 2% – que representa pouco mais de três milhões de pessoas. Entre os motivos para o baixo índice de doadores está justamente o desconhecimento sobre a importância do ato.
Mesmo com todo o avanço da medicina, ainda não existe um substituto para o sangue humano, utilizado em diversos tipos de paciente, dos acidentados aos cardíacos, passando pelos hemofílicos e qualquer um que se submeta a uma cirurgia com risco de sangramento. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, doar não afina nem engrossa o sangue. A quantidade padrão doada (450ml) é quase totalmente reposta pelo organismo 24 horas após a doação.
Segundo relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 41% das bolsas de sangue vêm de voluntários. A maior parte – 59% – é doada por pessoas que querem ajudar um parente ou amigo. A pesquisa mostra ainda um ponto importante: raramente os doadores voltam ao hemocentro depois da doação. Essa falta de regularidade provoca a inconstância nos estoques de sangue. Para minimizar esse problema, uma das saídas seria a fidelização do doador, ou seja, conscientizar a população sobre a importância da doação, criando mecanismos para que as pessoas doem sangue com regularidade.
Empresas
Para tentar amenizar as sucessivas crises de abastecimento, o Hemocentro do HSP tenta sensibilizar empresas a estimularem seus funcionários a doarem sangue. A idéia é que o incentivo à doação também seja visto como responsabilidade social, um conceito bastante disseminado e valorizado atualmente em grandes organizações. A inspiração veio de um projeto da Drogaria São Paulo que, só em janeiro, incentivou a vinda de 200 de seus funcionários ao Hemocentro do HSP. O serviço social do Hemocentro do Hospital São Paulo está interessado em formar outras parcerias como essa, inclusive com a possibilidade de irem até as empresas interessadas para fazer coleta, desde que o ambiente ofereça condições adequadas.
O posto de coleta do Hemocentro do Hospital São Paulo funciona na rua Botucatu, 620, Vila Clementino, zona sul da cidade, próximo à estação Santa Cruz do Metrô. O atendimento é feito de segunda a sábado, das 8h às 17h. Informações: (11) 5539-2804 / 5539-7289. Há convênio com o estacionamento Lummy Parking – Rua Napoleão de Barros, 737.
Hemocentro do Hospital São Paulo promove evento para fidelizar doadores
Instituição de saúde precisa repor estoque de sangue já prevendo escassez por ocasião das férias
Tags