As mudanças aceleradas que a tecnologia trouxe para as finanças, relações pessoais e entretenimento também já estão incorporadas à saúde e não param de surpreender. Durante o Healthcare Innovation Show (HIS) 2023, que ocorre nos dias 20 e 21 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista, cases reais de transformações tecnológicas e a necessidade de comunicação, colaboração e integração no setor serão exibidos e discutidos por especialistas em cinco palcos: CEO Summit, CIO Summit, Inovando o Cuidado, Comunidade Tech, Demonstração de Soluções.
Palco de Demonstração de Soluções
Objetivo deste espaço é mostrar empresas de tecnologia, segmentadas por tipo de solução, para que o público consiga entender rapidamente as opções dentro de nove categorias. Serão dois palcos de Demonstração de Soluções, onde cada empresa vai ter cinco minutos para se apresentar ao longo dos dois dias de evento.
Palcos Editoriais
No palco CEO Summit, grandes líderes do setor se encontrarão para abordar temas como gestão e estratégia, trazendo para o público pontos importantes para o ecossistema de saúde, tais como regulação, saúde digital, ESG, questões relacionais dentro das empresas e com os pares, integração de dados e o que compõe o valor das empresas de saúde. Os debates desse palco trarão insights importantes voltados à inovação da alta gestão, com abordagens para quem está no dia a dia, exercendo o cargo de CEO e liderança.
Nomes importantes do mercado estarão no palco Comunidade Tech para discutir como a tecnologia pode ser útil para uma saúde disruptiva. Atualmente já são mais de 1000 healthtechs em operação que têm como objetivo atuar junto às instituições em busca de soluções para um desenvolvimento sustentável do setor. Nesse palco, as healthtechs terão espaço para conversar sobre o cenário atual de inovação, os desafios enfrentados e as oportunidades existentes no setor.
Uma das grandes atrações do HIS será o palco Demonstração de Soluções, apoiado por 180 empresas de tecnologia. Nesse espaço, os visitantes poderão conhecer de uma forma direta e rápida as ideias baseadas nas novas tecnologias para o aperfeiçoamento do trabalho das empresas que integram o ecossistema da saúde. As soluções serão agrupadas em 9 categorias: Segurança e privacidade de dados; Telessaúde; Plataformas de inteligência hospitalar; Dispositivos médicos e equipamentos; Produtos e serviços em saúde digital; Análise de dados e inteligência artificial; Infraestrutura digital; Interoperabilidade e Consultoria de serviços.
“Acreditamos no poder transformador das plataformas, capazes de agregar informações, serviços, além de contribuir na jornada do paciente, gerar dados mais precisos e possibilitar um uso mais inteligente dos recursos. A ideia do HIS é conectar a comunidade de inovação em saúde, trazer o que pode ser aprimorado, substituído e viabilizado, utilizando a tecnologia como meio para viabilizar transformações significativas”, afirma Eduardo Barros, diretor de Negócios da divisão de Healthcare da Informa Markets.
Entre os keynote speakers está Tiago Matos, com a palestra “Os Futuros da Saúde – Como podemos pensar a saúde menos pela lógica reativa e standard e mais pela lógica preventiva, digitalizada, personalizada, automatizada e distribuída?”. Matos é cofundador da Aerolito, internacionalmente conhecido como um expert em futuros, tendo compartilhado suas ideias na ONU, em Genebra. Atualmente é membro do corpo docente da Singularity University (EUA) e é coautor da versão brasileira da coletânea ‘Letter to My Younger Self’ junto com cartas de Paul McCartney, Ariana Huffington, do Chef Jamie Oliver, do astronauta Buzz Aldrin e outros 80 nomes internacionais.
Falando sobre o tema “Plataformas, ecossistemas e inovação em saúde” no HIS, Sílvio Meira é o outro keynote speaker que traz abordagens e insights inovadores para o evento. Fundador e cientista-chefe da TDS Company, professor extraordinário da Cesar School e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, ele faz parte de comitês consultivos e de inovação de várias companhias, trabalhando com transformação digital, estratégia, engenharia de software, inovação, novos negócios e educação.
Temas como 5G aplicado à gestão de saúde, impacto de wearables no cuidado do paciente, papel da regulação no avanço da saúde digital no Brasil, uso de tecnologias com foco em acessibilidade assistencial, gestão de hospitais baseada em dados para mais governança, como as grandes empresas lidam com as startups, além da exibição de vários cases de sucesso em inovação, serão apresentados por hospitais, laboratórios e outros grandes grupo de saúde. Veja a programação completa do HIS 2023.