No próximo dia 27 de fevereiro, a partir das 07h45 acontece a Meia Maratona Internacional de São Paulo. A largada e chegada será na Praça Charles Miller, no Pacaembu e contará com 08 ambulâncias de apoio do HCor – Hospital do Coração que oferecerá o auxílio emergencial aos participantes.
O HCor, sempre presente em eventos esportivos, traz para a Meia Maratona de São Paulo o conceito de saúde e qualidade de vida, com a distribuição de Revistas do Coração – por meio de matérias sobre a importância da atividade física e como elas devem ser realizadas de maneira correta, com dicas sobre cuidados com o corpo, articulações, alimentação, entre outros.
A corrida terá duas provas simultâneas de 21K e 6K em circuito e contará com a participação de aproximadamente 12 mil atletas. De acordo com o cardiologista e supervisor do Pronto-Socorro do HCor, Dr. César Jardim “caminhar ou correr são apenas duas das muitas maneiras para iniciar uma prática saudável. Além de produzir inúmeros benefícios, previnem doenças cardiovasculares. Porém, para começar qualquer exercício físico, é necessário que o esportista siga corretamente algumas regras básicas para que a atividade não se torne um problema”, acrescenta.
Prevenção
É fundamental que o esportista procure um bom médico antes de iniciar qualquer atividade física para que receba uma orientação ideal para cada tipo físico e não exagere nos exercícios. É importante também incluir precauções na rotina, como evitar postura inadequada e o uso constante do salto alto, para o caso das mulheres, pois podem prejudicar o sistema articular do corpo.
Importante também é a questão da alimentação, pois a reeducação alimentar, a eliminação do excesso de gordura, a inclusão de frutas e a hidratação antes, durante e depois da prova, completam a preparação para as corridas e caminhadas.