O Hospital do Coração (HCor) inaugurou na última quarta-feira (25/05) uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiopediátrica para um atendimento de neonatos, lactentes, crianças e também adolescentes internados para o tratamento clínico e cirúrgico de cardiopatias congênitas. Ao todo, entre obras e equipamentos, foram investidos R$ 12 milhões.
O novo setor conta com 19 leitos ? quase o dobro dos 10 leitos de antes da reforma. ?A taxa de ocupação do HCor está acima de 90% na UTI de cardiopatia, o que é insustentável. Temos uma demanda muito grande nesta área?, explica o superintendente médico e de relações institucionais do HCor, Luiz Henrique Mota. A entidade mantém um programa específico para atendimento de crianças cardíacas com o Ministério.
Os pacientes da antiga UTI serão transferidos para a nova e o espaço, anteriormente ocupado, será aproveitado para a expansão da UTI adulta.
O equipamento de destaque da nova instalação funciona como suporte de coração-pulmão para casos de alta complexidade. Além disso, o setor conta com equipe especializada para o acompanhamento de pacientes que passaram pelo serviço de cirurgia cardíaca pediátrica. Segundo Mota, um familiar pode acompanhar a internação da criança dentro da UTI.
Ganho em produtividade
Praticamente dobrar o número de leitos faz também dobrar a expectativa do hospital em relação às cirurgias que, atualmente, giram em torno de 500 ao ano.
Além do ganho em produtividade, Mota acredita que o lançamento reforçará, ainda mais, a identidade da instituição como referência em cardiopediatria no Brasil.
Tags