O HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, acaba de implementar um programa que permite, em tempo real, o gerenciamento dos leitos hospitalares.
O sistema tem como objetivos a redução do tempo de espera para internação, a eliminação de ocorrências de cancelamento de cirurgias por falta de leitos, o incremento de manutenções preventivas e corretivas em apartamentos e a melhoria da qualidade de atendimento na central de reservas.
O fator mais importante para o sucesso do sistema de gerenciamento é a geração de informações confiáveis relativas a taxas de ocupação futuras e previsão de altas, tarefa realizada pelo software “MOP” (Mapa de Ocupação Prevista).
“O MOP permite visualizar a quantidade diária de internações, as taxas de ocupação atual e futura para unidades críticas e apartamentos e, para cada paciente internado, a data estimada de alta”, explica Domenico Caruso, Gerente de Hotelaria do HCor.
Segundo Caruso o sistema permitiu a integração das equipes de Hotelaria, Enfermagem, Nutrição e Manutenção tendo um reflexo direto na qualidade do atendimento aos pacientes. Além disso, maximizou a rotatividade de leitos do Hospital, que é um grande potenciador do aumento de faturamento da Instituição.