O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, desenvolveu a primeira prótese de joelho com tecnologia 100% nacional.

 

A nova prótese foi desenvolvida durante os últimos quatro anos por meio de parceria entre o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC e a MDT Implantes. Aprovada em testes de biomecânica e resistência realizados em laboratórios internacionais, já está liberada para o uso, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 


O grande diferencial está no fato de ser mais barata que as importadas.“Estimamos que, comparada com as importadas, a prótese nacional possa ter um valor de 40% a 50% mais baixo, o que pode gerar uma grande economia para o sistema nacional de saúde”, ressaltou o ortopedista e responsável pelo projeto, José Ricardo Pécora, em comunicado ao mercado. As próteses importadas chegam a custar R$ 20 mil em geral. 

“Projetamos uma prótese que respeita a anatomia e biomecânica do joelho cujos testes mecânicos comprovaram uma durabilidade de até 20 anos”, diz ortopedista e responsável pelo projeto, José Ricardo Pécora.


As trinta primeiras pessoas que irão receber a prótese já foram selecionadas no Instituto de Ortopedia do HC e os resultados serão avaliados em pesquisa clínica.