Na segunda-feira (22), foi inaugurado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto um novo Centro de Endoscopia do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Localizado onde funcionava a antiga Cirurgia Experimental, o espaço foi ampliado de 90 m² para 650 m² e foi adequado às exigências da Anvisa.
Com o investimento inicial de R$ 500 mil, o centro conta com quatro salas para endoscopia terapêutica, duas salas para endoscopia diagnóstica, sala específica para exames radiológicos, duas áreas para recuperação de pacientes, área de preparo para colonoscopia, área para captação de imagens, arquivo e biblioteca, sala para laudos e revisões, duas salas para esterilização de materiais e sala de espera e recepção.
“Atualmente realizamos cerca de 30 exames diários, mas pretendemos em breve duplicar este número”, conta o gerente clínico do Centro de Endoscopia do HC, José Luiz Pimenta Módena.
Ainda falta o investimento de R$ 2 milhões para compra de equipamentos, orçamento que caiu pela metade quando o hospital recebeu, há um ano, a doação de quatro sistemas de endoscopia da empresa Fujinon. O único problema apontado por Módena é a burocracia brasileira, que está atrasando a chegada destes equipamentos, que são importados. “Infelizmente, não temos idéia de quando este equipamento vai chegar. Até para ganhar coisas existe um processo lento aqui no Brasil”, lamenta.
A equipe do Centro de Endoscopia hoje conta com sete médicos instrutores e 12 médicos estagiários, além de cinco profissionais de enfermagem, que terá equipe ampliada em breve. “Pelo espaço que temos, posso afirmar tranquilamente que temos um dos melhores centros para estudo de endoscopia no mundo”, finaliza Módena, apontando a semelhança de seu espaço com o desenvolvido pelo professor Nib Soehendra, professor da Universidade de Hamburgo na Alemanha.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.