Possibilitar treinamentos de futuros médicos de forma segura, sem envolvimento do paciente, é o foco do Centro de Simulação em Procedimentos Minimamente Invasivos, fruto de parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Instituto Simutec. Trata-se de um ambiente de ensino e capacitação em videocirurgia e também em realidade virtual.

As aulas começam nesta segunda-feira (31). No local, acadêmicos, residentes, médicos contratados e professores terão acesso a recursos tecnológicos para aprendizagem de técnicas cirúrgicas. Professores poderão aproveitar o espaço para desenvolver habilidades e experimentar novas técnicas. A previsão é que sejam capacitadas 400 pessoas ao ano.

As simulações são focadas principalmente na videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva, utilizada em casos como retirada de apêndices, remoção de pólipos no intestino, no útero ou cirurgia bariátrica. Segundo o coordenador do programa de cirurgia robótica, professor Leandro Totti Cavazzola, trata-se de um projeto educacional que traz economia de recursos e, ao mesmo tempo, menos riscos para seres humanos e animais.

Complicações também podem ser simuladas, permitindo que se crie uma linha de ação e raciocínio para que o problema possa ser contornado em um ambiente real. Além disso, médicos que tenham uma determinada cirurgia agendada, por exemplo, podem treiná-la previamente.