O Hospital de Base de São José do Rio Preto, o segundo maior hospital-escola do Brasil em atendimentos de pacientes do SUS, destacou-se no HospiRank 2024, ranking das instituições de saúde mais bem equipadas do país, divulgado pela Global Health Intelligence (GHI), empresa líder mundial em análises de dados do mercado de saúde na América Latina.

O ranking considera mais de 140 dados específicos por hospital, abrangendo quase 90% dos hospitais da região, sendo 6.518 no Brasil. 

Leia também: Como a IA e a telemedicina estão transformando a radiologia no Brasil?

Como foi o desempenho do Hospital de Base de São José do Rio Preto no HospiRank 2024?

O Hospital de Base de Rio Preto está entre as 10 maiores instituições de saúde do Brasil em cinco das oito listas do ranking: 

  • Hospitais mais bem equipados para receber pacientes: o HB de Rio Preto é o 3º, com capacidade para acomodar grande número de pacientes, possuindo 829 leitos, dos quais 677 de enfermaria e 152 de UTI. 
  • Maiores hospitais com infraestrutura para procedimentos: HB é o 6º, com 38 salas cirúrgicas, empatando com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. 
  • Hospitais mais bem equipados para recém-nascidos: o HB de Rio Preto ocupa o 7º lugar, com 80 incubadoras e 30 berços de calor radiante. 
  • Hospitais mais bem equipados para diagnósticos primários: o HB de Rio Preto é o 9º, com 16 aparelhos de ultrassom, 16 aparelhos de raios X, 10 colposcópios, 25 ecocardiógrafos e 60 eletrocardiógrafos. 
  • Hospitais mais bem equipados para atender pacientes de alto risco: o HB de Rio Preto está em 7º, com 933 bombas de infusão, 317 ventiladores e 654 monitores de pacientes.  

Segundo a Global Health Intelligence, o ranking é baseado em informações atualizadas continuamente no HospiScope, o maior banco de dados sobre hospitais latino-americanos, criado em 2014. 

“Estar neste ranking por mais um ano confirma o Hospital de Base de São José do Rio Preto como instituição de referência em diversas áreas da saúde, destacando-se pela sua infraestrutura, equipamentos e capacidade de atendimento em diferentes especialidades. Sinaliza para os mais de 1,7 milhões de habitantes da região noroeste paulista e do Estado que temos infraestrutura para oferecer o melhor aos milhares de pacientes do SUS e saúde suplementar”, afirma o médico Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, fundação mantenedora do HB de Rio Preto.

“Esta conquista é resultado do trabalho incansável de nossos profissionais e do compromisso de toda a equipe em buscar a excelência em saúde”, completa o diretor.

Veja também: A tecnologia como chave para a democratização da saúde

Infraestrutura e capacidade de atendimento 

O Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto, vinculado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), é o segundo maior hospital-escola do país em produção SUS. Com corpo clínico altamente qualificado e médicos reconhecidos nacionalmente, o HB se destaca pela alta tecnologia oferecida aos pacientes, dos quais mais de 85% são do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Referência em média e alta complexidade para mais de 1,7 milhão de habitantes dos 102 municípios do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15), o HB atrai pessoas de todas as regiões do Brasil e da América Latina. 

Em 2023, o HB de Rio Preto realizou mais de 91 mil atendimentos em 55 especialidades. A instituição conta com mais de 9.000 colaboradores, incluindo mais de 570 médicos, 400 residentes, 3.200 profissionais de enfermagem, além de 650 profissionais de outras áreas da saúde. 

Com 829 leitos, sendo 677 de enfermaria e 152 de UTI, o HB possui um dos maiores centros cirúrgicos do país, com 28 salas equipadas com alta tecnologia. Localizado em um complexo hospitalar de mais de 100 mil m², na zona sul de Rio Preto, o HB está próximo a grandes rodovias que conectam às principais cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. 

Veja também: Saúde mental: sete aspectos para serem trabalhados nas empresas

Centros de excelência em transplantes e cirurgias

Consolidado como um dos principais centros transplantadores do país, o HB realiza transplantes de órgãos e tecidos há mais de 30 anos, com mais de 6.800 procedimentos realizados. Atualmente, realiza transplantes de medula óssea, rim, fígado e córnea, com um andar inteiro dedicado ao setor. 

A cirurgia robótica é outro diferencial do HB, que conta com o DaVinci Xi, o robô cirúrgico mais avançado do mundo, utilizado em cirurgias urológicas, oncológicas e ginecológicas. 

Os pacientes do HB recebem atendimento humanizado e seguro, atestado pela certificação ONA nível 3, a mais alta na classificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A instituição também possui o Certificado ISO 9001, que atesta a excelência na gestão de processos

O Instituto do Câncer do HB (ICA-HB) realiza um serviço completo de quimioterapia, com equipe multidisciplinar especializada, e dispõe de um acelerador linear para radioterapia. Em 2021, foi inaugurado o HB Onco, setor que oferece conforto e acolhimento humanizado utilizando tecnologia avançada no tratamento de pacientes oncológicos. 

O HB integra o complexo da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), que inclui o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório de Especialidades, o Instituto do Câncer (ICA), o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. 

Leia mais: Cibersegurança na saúde: desafios e estratégias para proteção de dados

Pesquisa clínica e sustentabilidade

Destaque também em pesquisa clínica, o Centro Integrado de Pesquisas (CIP) do HB já produziu mais de 820 estudos, muitos como instituição coordenadora. 

O HB adota práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), tendo conquistado seis vezes o prêmio Amigo do Meio Ambiente. Em 2023, instalou um sistema de energia solar com 1.000 placas fotovoltaicas, gerando 581,85 MWh por ano e evitando a emissão de 35 toneladas de CO2, com economia de R$ 300 mil revertida ao atendimento de pacientes SUS. 

Confira: Indústria farmacêutica: uma perspectiva sobre programas de pacientes

Reconhecimentos e captação de recursos

Em 2022, o HB foi reconhecido como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e está entre as 1.000 maiores empresas do país, segundo o jornal Valor Econômico. O HB também recebeu o prêmio Lide de Empresa do Ano no segmento de serviços. 

Para apoiar a alta performance e driblar a crise econômica e a redução de recursos no SUS, o Hospital de Base conta com o departamento de Captação de Recursos da Funfarme, que firma parcerias com empresas, instituições privadas, pessoas físicas, parlamentares e políticos das esferas municipal, estadual e federal, transformando cada centavo em saúde para a região de Rio Preto. 

Quer continuar por dentro das principais práticas de gestão hospitalar pelo país? Então acompanhe Saúde Business!