O Hospital Bandeirantes inaugurou no fim de agosto um centro cirúrgico para procedimentos de alta complexidade, incluindo salas específicas para neurocirurgias e videolaparoscopias. São sete salas cirúrgicas equipadas com portas de acionamento automático, monitores de alta definição e focos cirúrgicos à LED, buscando garantir luminosidade adequada, amplitude, controle de temperatura e umidade através de sistema de ar condicionado com fluxo laminar e pressão positiva, além de sets de videolaparoscopia de alta definição.

Foi adquirido um intensificador de imagem de 12?, que segundo o hospital permite a realização de procedimentos híbridos, facilitando a interação das equipes multiprofissionais e integrando procedimentos que precisariam ser realizados em tempos cirúrgicos diferentes.

Segundo o Bandeirantes, o ponto alto do investimento é um microscópio cirúrgico Zeiss OPMI Pentero, que oferece integração entre cirurgia e exames diagnósticos intraoperatórios, como angiografia cerebral (sistema de fluorescência), auxiliando o cirurgião na efetivação e sucesso do procedimento cirúrgico. O sistema permite que todo o procedimento seja fotografado e filmado com a tecnologia full HD. As imagens podem ser enviadas, por meio digital, ao prontuário eletrônico do paciente.