Foi inaugurada a primeira unidade semi-intensiva de Tratamento obstétrico do Rio de Janeiro, pertencente ao Grupo Perinatal. A área nova é voltada principalmente para prestação de assistência e acompanhamento linear a mulheres com gravidez de risco e outras intercorrências obstétricas que não necessitam de atendimento em UTI.

Cerca de 10% das mulheres têm uma gravidez de risco, o que torna eminente a necessidade de um local que possibilite acompanhamento clínico dessas gestantes. A Semi-intensiva aumenta a segurança da gestação e a qualidade de vida do recém-nascido. ?Se considerarmos uma grávida que está em torno de 25 semanas de gestação, cada dia que o feto permanece dentro do útero representa uma redução de, em média, quatro dias do bebê na UTI Neonatal?, explica o coordenador do serviço de obstetrícia da Perinatal Barra, . Renato Sá.

Formada por uma equipe multidisciplinar, a Semi-Intensiva terá foco no tratamento das patologias mais frequentes na gestação, como a Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG), o trabalho de parto prematuro, a diabetes gestacional e a ruptura prematura de membranas.

Os critérios para a internação da Semi-Intensiva serão todas as comorbidades fetais, maternas e as próprias da gestação. Dentre elas estão incompatibilidades Rh, complicações da gestação gemelar, rotura prematura de membranas, malformações congênitas fetais, diabetes gestacional, calculose renal na gestação, controle de distúrbios endócrino-metabólicos, síndromes trombofílicas, hipertensão gestacional e pré-eclampsia.

Segundo Renato Sá, a iniciativa aumenta a segurança das gestantes. ?Nos preocupamos com ações preventivas que reduzam os riscos desses casos que necessitam de cuidados especiais. Tanto que a implementação da Unidade Semi-Intensiva também na Perinatal de Laranjeiras já está em fase de estudos e deverá ainda em 2013?, explica o especialista.