Por Roberto Santoro

Diretor-Presidente do Grupo Pardini

Os serviços de saúde no Brasil eram restritos aos centros urbanos há 60 anos, mas hoje podem ser encontrados nos mais longínquos lugares do país. Um dos principais colaboradores para essa evolução e democratização da medicina diagnóstica é o Grupo Pardini, que processa exames de brasileiros das mais diversas localidades, proporciona acesso a soluções completas, resolutivas e personalizadas em medicina diagnóstica, além de promover saúde e bem-estar.

Essa história começou há exatos 60 anos. Por isso, o ano de 2019 é um marco na história do Grupo Pardini. Dois anos após a abertura de capital, estamos perto de inaugurarmos a maior planta de processamento de exames de diagnóstico do mundo. É o projeto Enterprise, que aumentará a capacidade produtiva da Companhia para 160 milhões de testes anuais.

Ao mesmo tempo, ao completarmos seis décadas de fundação, fomos anfitriões, de 16 a 19 de junho, do 46º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), em Belo Horizonte, cidade onde toda a nossa história começou. Momentos como estes enfatizam a importância de manter a busca incessante pelo pioneirismo, qualidade e acesso amplo à medicina diagnóstica.

A expertise que a trajetória do Grupo constituiu nos coloca desafios e também oportunidades para que olhemos sempre para o futuro. Estamos trabalhando duro para levar a melhor experiência aos nossos clientes, utilizando as mais atualizadas tecnologias disponíveis no mercado mundial, alinhados com o desenvolvimento de conhecimento e protocolos próprios. Isso ocorre tanto no diagnóstico como também no relacionamento presencial e digital com os clientes.

Essa experiência é percebida em nossas 120 unidades próprias, distribuídas por Minas Gerais e São Paulo (Hermes Pardini), Goiás (Padrão) e Rio de Janeiro (Centro de Medicina Nuclear da Guanabara), além do Lab-to-Lab (B2B), em que atendemos a mais de 6 mil clínicas, hospitais e laboratórios em todo o país.

Somos mais de 5 mil colaboradores, entre técnicos, mestres e doutores das mais diversas áreas de biomedicina, medicina, genética e análises clínicas, além de compormos um robusto e abrangente corpo comercial, logístico e administrativo. Todos se dedicam cotidianamente para que os clientes tenham a melhor experiência possível no atendimento às suas demandas.

Neste aniversário, é fundamental ressaltar o desenvolvimento que alcançamos nos últimos 10 anos. Tínhamos apenas uma marca, com um portfólio de cerca de 3 mil exames, e hoje somos 12 marcas que foram incorporadas seguindo nosso plano estratégico, oferecendo mais de 8 mil tipos de exames. Nesse período, ampliamos nossa abrangência geográfica e deixamos de ser uma empresa mineira que atendia ao Brasil para nos tornarmos uma Companhia nacional, com ramificações mundiais.

Nossa malha logística alcançava as mais longínquas localidades do país, mas hoje avançamos, e proporcionamos acesso à tecnologia mais moderna em medicina diagnóstica, com soluções personalizadas. Onde quer que esteja o cliente, o acesso aos exames mais modernos disponíveis no país é o mesmo que os moradores dos grandes centros urbanos dispõem.

Todos esses movimentos realizados pela Companhia podem ser também refletidos em nosso faturamento, que alcançou, em 2018, R$ 1,3 bilhão, com a realização de quase 93 milhões de exames.

Por esse motivos, nos credenciamos como um dos maiores grupos de medicina diagnóstica do país. De olho no futuro, com o respaldo de nossa história de vanguarda, proporcionamos acesso em medicina diagnóstica, promovendo a saúde e o bem-estar dos brasileiros. Que venham mais 60 anos.