Enfim, tudo que possa, no final das contas, gerar um outro tipo de economia: a financeira, além de mais retorno sustentável ao planeta. Para alguns setores, como as indústrias, empresas e comércios, controlar gastos nunca foi tão importante como nessas épocas de crise. Mas há um, em especial, onde equilibrar economia e consumo consciente não tem sido tarefa fácil. Trata-se do setor hospitalar. Neste universo, ter tudo funcionando 24h e ainda conseguir driblar o declive econômico e energético pelo qual o país atravessa, é mais que uma necessidade financeira, é uma questão de vida ou morte. Literalmente.

Tanto os hospitais públicos quanto privados têm buscado soluções de todos os tipos para manter a conta de luz em um nível razoável, mesmo com a utilização constante de equipamentos que exigem um alto consumo de energia. Alguns, na ânsia de obter um uso eficiente de energia e utilidades e reduzir custos, acabam gastando mais, investindo alto em soluções complexas, verdadeiros “elefantes brancos” que, muitas vezes, nem apresentam o resultado esperado.

Não foi o caso, por exemplo, da NotreDame Intermédica, com sede em São Paulo, com uma rede composta por 11 hospitais, 8 maternidades, 14 prontos-socorros e 59 centros clínicos, espalhadas entre São Paulo e Rio de Janeiro.

“Diante da necessidade de um controle mais preciso sobre consumos e valores praticados, procuramos um sistema que se enquadrasse em uma política de sustentabilidade ambiental e econômica.”, explica o Gerente de Engenharia, Alessandro Depieri Matos.

Fácil, eficaz e de baixo custo

Foi diante desta demanda que o grupo encontrou o Follow Energy, um serviço de controle de energia elétrica e utilidades (gás, óleo e água), mensal, que funciona 24h, de baixo custo, acessível via internet, com plataforma Nuvem e que, hoje, atende mais de 5000 usuários, entre indústrias, shoppings, supermercados, lojas, condomínios e hotéis. O Follow Energy é um sistema fornecido pela empresa ACS (ACS – Automação, Controles e Sistemas Industriais Ltda.) à médios e pequenos consumidores, que apresentem uma conta de luz mensal de, no mínimo, 15 mil reais.

A ferramenta permite o monitoramento remoto do consumo de energia e de outras variáveis, com notificação de desvios e irregularidades por e-mail e SMS, acompanhamento dos dados coletados através de gráficos e estatísticas e a análise de todas as informações, através de inúmeros relatórios operacionais e gerenciais. Era tudo o que o Grupo NotreDame buscava naquele momento.

“Optamos pelo Follow Energy por ser uma ferramenta já sacramentada no mercado e de reconhecida qualidade e resultados. Através dela tivemos a possibilidade de conhecermos melhor nosso perfil de energia elétrica, identificando exatamente os momentos de pico e possíveis ultrapassagens de demanda, além da indicação para ajuste de fator de potência”, diz Alessandro Matos.

Outra vantagem do sistema é o fato de poder atuar de modo automático, ligando e desligando, na hora certa, máquinas como, por exemplo, sistemas de ar condicionado, iluminação ou motores, evitando, assim, desperdícios por esquecimentos ou ligamento antes do necessário.

Hoje, o NotreDame tem o Follow Energy instalado em 12 de suas unidades, sendo 11 hospitais e a sede administrativa do grupo. E, diante de tão bons resultados, o gerente de engenharia finaliza, afirmando:

“É o tipo de sistema que indico, pois trata-se de uma ferramenta que traz a gestão de um insumo fundamental no ‘simples apertar de um botão’. É a forma mais inteligente e dinâmica de se obter informações sobre a rede elétrica, possibilitando a tomada de decisões em tempo real.”