Consolidado no setor de saúde do Rio de Janeiro, o Grupo Memorial inaugurou no dia de 23 de março a Universidade Corporativa Memorial, um projeto que tem o objetivo de capacitar os gestores de hospitais e de operadoras de planos de saúde numa abordagem corporativa.
Com duração prevista de três meses, os cursos de gestão nas áreas de Prestadores de Serviços Médicos e de Operadoras de Planos de Saúde terão foco nas gestões administrativa, financeira, médica e comercial. O primeiro curso ? Gestão Administrativo-Financeira para Prestadores de Serviços Médicos ? terá início no dia 6 de abril. A média de alunos por turma é em torno de 40 a 50 gestores das próprias unidades. Entretanto, os cursos já possuem formatação para gestores e profissionais de outras empresas. A expectativa é qualificar cerca de 300 executivos por ano.
?Desenvolvemos um modelo de gestão que permite traçar mensalmente um cenário detalhado das unidades hospitalares que geram relatórios mensais com o detalhamento de toda a estrutura e de todos os serviços oferecidos. Esse primeiro curso vem justamente atender a necessidade da capacitação corporativa cujos resultados reverterão em benefícios a todas as empresas do Grupo, já que tecnicamente nossos gestores têm qualificações acadêmica e empírica que vêm, ao longo dos anos, contribuindo muito com nosso crescimento?, explicou o presidente do Grupo Memorial, Aziz Chidid, em comunicado.
Para o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), Paulo Sardinha, o investimento em qualificação pelas próprias empresas é uma tendência em um momento onde o País sofre com falta de profissionais qualificados, não apenas na saúde, mas em diversos setores. Segundo ele, criação de universidades corporativas, realização de treinamentos ou financiamento de cursos de graduação e pós-graduação são saídas que os empresários buscam para que suas empresas possam se manter competitivas dentro de um mercado cada vez mais exigente.
?É importante que outras empresas se espelhem nesta iniciativa, precisamos investir cada vez mais em qualificação em um setor que responde por mais de 9% do PIB do País e emprega mais do que setores como o agronegócio?, comentou o presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), José Carlos Abrahão.
Atendimento Humanizado
De acordo com a instituição, a Universidade é resultado de três anos de intensa pesquisa e objetiva aliar as experiências de gestão do Grupo à abordagem jurídica e humanizada. Aziz explicou que a iniciativa vai além da qualificação corporativa no momento em que prioriza a missão do Grupo, com mais de 30 anos no mercado, de valorizar e incentivar o atendimento médico humanizado, ético e de excelência.
A entidade, formada por 24 unidades hospitalares no Rio de Janeiro, informou ainda que os gestores terão acompanhamento periódico e ações pontuais visando atualização da gestão através de reuniões periódicas e projetos de humanização. O material didático é exclusivo e separado por módulos de gestão dentro de cada curso. Além das abordagens técnicas, éticas e jurídicas, a Universidade contará ainda com os assuntos pertinentes às obrigações junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Grupo Memorial inaugura universidade para capacitar gestores de Saúde
Com 24 unidades hospitalares no Rio de Janeiro, entidade investe em projeto para formar 300 executivos, por ano, especializados em gestão hospitalar ou de operadoras
Tags