O College of American Pathologists (CAP), principal organização de patologistas certificados que defende a excelência na prática da patologia e da medicina laboratorial em todo o mundo, acaba de conceder ao Novo Núcleo Técnico Operacional do Grupo Fleury, localizado na cidade de São Paulo (SP), a acreditação de acordo com a reconhecida norma internacional ISO 15189 para laboratórios médicos.
O escopo da acreditação inclui o Sistema de Gestão da Qualidade e as frentes de Anatomia Patológica, Química, Cromatografia, Genética Bioquímica Clínica, Citogenética, Citopatologia, Citometria de Fluxo, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Patologia Molecular e Urinálise. Entre os requisitos avaliados estavam objetivos e planejamento da qualidade, indicadores de qualidade, comunicação, gestão de riscos, gestão de mudanças, instalações e ambiente de trabalho, manutenção de equipamentos, transporte de amostras, melhoria contínua, auditorias internas, reagentes e consumíveis, controle de documentos, documentação dos procedimentos de exame, ação corretiva, garantia da qualidade dos resultados dos exames.
“A acreditação ISO 15189 destaca o padrão elevado de qualidade do Grupo Fleury em serviços de laboratório. Ela estabelece normas rigorosas para a padronização de processos, visando sempre a excelência em toda cadeia, desde o atendimento, análise, até a entrega do resultado. Além disso, reforça nosso compromisso com a melhoria contínua e uma gestão eficaz de riscos, prevenindo contratempos antes que aconteçam, e contribuindo para um ambiente mais seguro. Essa certificação reforça a confiança de clientes, médicos e colaboradores na excelência do nosso Núcleo Técnico Operacional”, observa o Dr. Edgar Gil Rizzatti, presidente de Unidades de Negócios Médico, Técnico e Novos Elos do Grupo Fleury.
“Este certificado demonstra nossa competência na operação de um sistema de gestão de qualidade laboratorial e reforça o posicionamento da companhia em oferecer os melhores padrões e práticas laboratoriais universalmente reconhecidos. Nosso comprometimento proporciona um processo envolvente, dinâmico e colaborativo, contribuindo também para o ecossistema de saúde nacional”, afirma Daniel Périgo, gerente sênior de ESG do Grupo Fleury.