Mais que um fornecedor, as empresas provedoras dos serviços de alimentação para os hospitais ? produto direcionado aos pacientes, funcionários e acompanhantes – precisam ser parceiras na qualidade e no compromisso das instituições hospitalares. Quando se trata da nutrição de quem está internado, por exemplo, essa aliança vai além, pois é parte importante nas acreditações e certificações hospitalares.
Atenta a essas exigências, a GRSA conseguiu expandir sua carteira de clientes e seu posicionamento geográfico no Brasil em 2011. ?A empresa possui foco na acreditação e certificações de uma maneira geral e nas instituições hospitalares ainda existia grande resistência em processos nessa área. O setor começou a enxergar isso e viver uma onda profissional. É uma grande preocupação da instituição ter uma estrutura que suporte o processo de acreditação hospitalar?, explica a diretora comercial da divisão de Saúde da GRSA, Maria Cristina Miranda.
E foi nessa onda que a GRSA ganhou o prêmio Top Hospitalar 2011, na categoria Indústria de Serviços, subcategoria Alimentação. De acordo com Maria Cristina, o ano de 2011 foi um dos melhores para a empresa na área de saúde, com 40% de crescimento e 30 novos clientes, isso em um segmento considerado conservador. A expansão é resultado, também, da abertura de algumas frentes de atuação. Hoje, a companhia trabalha com escritórios nas principais capitais do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Distrito Federal e Belo Horizonte. ?Estamos com 103 clientes em um segmento que entendemos que a venda é mais lenta?, afirma.
Outra finalista, a multinacional Sodexo, em 2011, adquiriu a Puras, também na área de serviços de alimentação e, com isso, conseguiu ampliar sua atuação. A aquisição foi estimada em R$ 1 milhão na época. ?Para se ter ideia, foram de oito regionais para 12. As duas empresas tinham muito a se complementar?, disse diretor do segmento saúde, Sérgio Caíres.
A Sodexo, no ano de 2011, continuou sua aposta na segmentação de ofertas para o setor hospitalar. Um dos exemplos é para área oncológica, como a oferecida para aliança entre os hospitais Sírio-Libanês e Santa Paula. Com a especificação das entidades, com unidades VIP ou com foco em determinadas especialidades, como é o caso da parceria, os fornecedores são diretamente envolvidos e precisam se adaptar as novas exigências. ?Cada vez mais eles vão buscar diferenciais. Buscamos através da pesquisa desenvolver produtos que possam contribuir com a recuperação dos pacientes. Entender, pro exemplo, qual é alimentação mais adequada para um paciente que está fazendo quimioterapia?, afirma.
2012
Para este ano, a Sodexo pretende apostar em algumas linhas: a de cafeteria e uma saudável com frutas, saladas e sucos oferecidas para os acompanhantes e funcionários no hospital. Também pretende elaborar cardápios com alimentação saudável: redução de sal e açúcar na alimentação. ?Temos que trabalhar na prevenção de doenças crônicas com os funcionários e acompanhante?, conta o executivo.
Já a GRSA quer consolidar sua estrutura de novos escritórios pelo País, dobrar o crescimento na área de saúde e especializar mais essas células na oferta para os hospitais . ?São contratos especializados e entendemos que esse é o caminho?, conclui Maria Cristina.