Cinco grandes empresas da área médica de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, estão investindo e lançando um programa de aceleração, o “Health Me Up”, para atrair startups com projetos de saúde de todo Brasil. O objetivo é acelerar essas healthtecs para o desenvolvimento de novas tecnologias e também para tornar a cidade referência em inovação em saúde.
São José do Rio Preto já é um dos mais importantes polos de medicina do País com uma média de 5,5 médicos por mil habitantes – quase o triplo da média nacional -, que atrai pacientes de todo o Brasil. Somente o Hospital de Base, hospital escola da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) e o maior dos nove hospitais de Rio Preto, assiste uma população de dois milhões de pessoas de mais de 100 municípios.
Uma das cinco empresas à frente do programa Health Me Up é a Unimed São José do Rio Preto, uma das maiores de todo o Sistema Unimed com faturamento de R$ 1 bilhão por ano. A cooperativa médica decidiu investir no projeto para buscar inovações e atrair tecnologias. “A saúde faz parte da vida de Rio Preto. Nada mais coerente do que incentivar o desenvolvimento de soluções nessa área”, explica o diretor Geral da Unimed Rio Preto, Sergio Maciel.
Serão selecionadas até 12 startups para serem aceleradas dentro do Parque Tecnológico. Elas ainda terão a oportunidade de captar até R$ 500 mil em investimentos. O Health me Up é realizado pela Unimed São José do Rio Preto, Braile Biomédica, Grupo Cene, Ultra-X Medicina Diagnóstica e Shift, conta com apoio do Parque Tecnológico e APETI, e será operado pela QuikDev. Mais informações https://healthmeup.com.br/.